TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radioatividade

Casos: Radioatividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Introdução...................................................................................................Página 03

Desenvolvimento.......................................................................................Página 04

Conclusão...................................................................................................Página 06

Referências ..........................................................................................................Página07

Introdução

A eletroquímica é a parte da ciência que trata da relação entre correntes elétricas e reações químicas e da transformação da energia química em elétrica e vice-versa. No seu sentido mais amplo, a eletroquímica define-se como sendo o estudo das reações químicas que produzem efeitos elétricos e do fenômeno químico causado pela ação de correntes elétricas.

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária.

Desenvolvimento

Conceitos gerais :

A Eletroquímica é a parte da química que estuda o relacionamento entre a corrente elétrica e as reações químicas: - Produção de corrente elétrica, através de uma reação química: pilha- Ocorrência de uma reação química pela passagem da corrente elétrica: eletrólise Para melhor entender a eletroquímica, vamos recordar algo sobre oxidação e redução. -Oxidação: Quando uma espécie química perde elétrons na reação.- Redução: quando uma espécie química recebe elétrons na reação.

Reações de oxidação:

As reações de oxirredução caracterizam-se pela transferência de elétrons entre pelo menos duas espécies envolvidas: a que se oxida (perdendo elétrons - sofrendo aumento do NOx) e a que se reduz (ganhando elétrons - sofrendo redução do NOx). Portanto, um processo é dependente do outro. Entretanto, quando a espécie a ser reduzida (e oxidante) é apenas oxigênio (ou alguma que o contenha na sua molécula, como íon permanganato KMnO4- ou peróxido de hidrogênio H2O2) e/ou um único produto é gerado, usualmente refere-se apenas a nomenclatura oxidação.

Pilha de Daniell :

A pilha de Daniell é constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4), (formando o eletrodo de zinco) e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) (formado o eletrodo de cobre).

Eletrodo padrão de hidrogênio :

O voltímetro é um aparelho usado apenas para medir uma diferença de potencial entre dois eletrodos e não o valor real do potencial de cada um dos eletrodos.

Mas para estudar processos de oxirredução, os cientistas precisavam conhecer os valores dos potenciais dos eletrodos. Como resolver, então, essa dificuldade? Ou seja, como obter valores de uma grandeza que não pode ser medida com aparelhos usuais de laboratório?

Baseando-se em um procedimento bastante comum em ciências exatas, a solução encontrada foi muito simples: Estabeleceu-se um estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com