TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contra A Radioatividade Na Agricultura E Nos Alimentos

Exames: Contra A Radioatividade Na Agricultura E Nos Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

A radioatividade pode causar muitos danos á saúde humana, mas muitas pessoas podem estar sendo exposta a ela sem saber qual é o nível de radiação que está recebendo, como por exemplo, o acúmulo de elementos radioativos em resíduos de processos industriais, nos alimentos e também na agricultura.

Um fator negativo que deve ser destacado ainda na agricultura é o uso indiscriminado de fertilizantes do tipo NPK6, que juntamente com a radioatividade natural do ambiente contribuem para uma elevada fração de radioisótopos naturais, os quais podem aumentar o nível radioativo dos alimentos, para acima do tolerável.

Também existem os agrotóxicos industriais, que de acordo com a maioria dos especialistas, a aplicação controlada de fertilizantes, defensivos agrícolas e outros produtos químicos não causa danos à saúde, não existindo pesquisas científicas conclusivas que atestem que as ingestões dessas substâncias em pequenas doses através dos alimentos causem males à saúde. Mas o que preocupa mesmos esses especialistas é o uso indevido e abusivo desses produtos químicos por parte dos produtores, o que pode causar efeitos crônicos a longo prazo, como determinados tipos de câncer, diminuição da fertilidade (redução do número de espermatozóides) e até a má formação de fetos (esses efeitos foram observados em pessoas expostas a agrotóxicos, em sua maioria agricultores).

Com base no Instituto Biológico de São Paulo, o uso de agrotóxicos no Brasil inspira cuidados, análises realizadas com o objetivo de medir a quantidade de defensivos agrícolas em vegetais, mostrou que os alimentos recordistas em resíduos são o morango e o tomate. Além disso, verificou-se casos de aplicação de pesticida em lavouras para as quais o produto não foi autorizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com