TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento De água

Artigo: Reaproveitamento De água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Constantemente é falado em sustentabilidade ambiental e na problemática do consumo de água potável. As consequências geradas pelo uso sem controle causam preocupações para toda sociedade. Com o passar dos anos, os seres humanos deveria compreender que o consumo exagerado e o descontrole na busca de alternativas no meio ambiente, iniciam uma ameaça para sua existência. A quantidade de despejo de resíduo de água produzida por ações humanas causa grandes prejuízos ao meio ambiente, causando graves problemas para a saúde de seres vivos.

O reaproveitamento é uma alternativa viável para este lema. No entanto, as água servidas podem ser aproveitada em diferentes situações em seu processo final. O correto seria ter ciência do consumo e diminuir o desperdício. É importante destacar que a água da chuva pode surgir como uma alternativa em diversos processos. É uma ótima fonte de água, sua reutilização é antigo, muitos utilizados nas regiões áridas e semiáridas do Brasil.

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa pretende fornecer dentro do contexto pesquisado, como reutilizar grande parte das águas de chuva que cai sobre os telhados das residências.

Desde o século XIX e a partir da revolução industrial na Europa, e agora em todos os grandes centros urbanos, passou a ser uns dos principais locais de moradia, este desencadeamento provoca um impacto sobre o consumo de água potável e as cidades crescem sem infraestrutura, ocasionando danos à natureza (Agra 2001).

Segundo (Fernandes, Medeiros Neto e Mattos 2007) à escassez e a falta de água potável para o consumo da população mundial, outras formas de captação e armazenamento vêm ganhado destaque. Dentro de tantas surge à chuva como fonte limpa de reaproveitamento e reutilização.

Conforme (Giacchini e Andrade Filho 2003) as cidades pode combater o escoamento de águas pluviais desenvolvendo projeto de reaproveitando de água de chuva através de capitação nas próprias residências, o projeto se torna viável com a capitação da água de chuva em função do que se destina. Financeiramente é recomendável, uma vez que seu armazenamento é simples e recompensador do decorrer do tempo, diminuindo o impacto ambiental e social, este sistema tem como meta reutilizar água de chuva e a redução do consumo de água tratada.

Segundo (Nosé 2008) independente das condições financeira e social da população em geral, à água da chuva sendo um recurso hídrico acessível, gera economia, não é passível de ser cobrado, na sua reutilização gera sustentabilidade devido diminuir o consumo de água potável para fins menos nobres, destinados a lavagens de pisos, garagens, jardins entre outros.

De acordo com (Santana 2012) um dos fatores ponderantes no reaproveitamento de água de chuva é à aceitação social, um percentual de pessoas que já utilizaram este tipo de recurso na residência e muito maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com