TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação De Dupla Troca

Trabalho Escolar: Reação De Dupla Troca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

1. Reação de dupla troca: ocorrem entre duas substâncias compostas. Nestas reações, conforme ilustra a equação genérica A+B- + C+D- → AD + BC, duas substâncias trocam entre si dois elementos: os extremos unem-se entre si, ocorrendo o mesmo com os elementos centrais por consequência da oposição das cargas de cada elemento. O resultado dessa reação sempre apresentará a formação de um produto insolúvel (sal ou base), ou um produto gasoso (ácido ou base) ou um produto menos ionizado (ácido ou água).

2.

3. Aula 08

4. REAÇÕES DE DUPLA TROCA

5.

6. As reações de dupla troca ocorrem entre sal + sal, sal +base e sal + ácido.O mecanismo da reação é o dado abaixo; o cátion de uma substância interage com o ânion daoutra e vice-versa.Condições para que ocorra a reação:- formar :

7. .

8. um precipitado (insolúvel)

9. .

10. um composto mais fraco

11. .

12. um composto mais volátil

13. .

14. um composto instável O aluno deverá conhecer as tabelas de solubilidade e as tabela com as características dassubstâncias, como por exemplo, quais são os compostos fracos? quais são os compostosvoláteis? quais são os compostos instáveis?Vamos as tabelas, alguns vestibulares fornecem esses dados é importante então quevocê saiba interpretar.Eu irei colocar o que você deve saber de um sal de uma base e de um ácido paraidentificar quando uma reação de dupla troca ocorre. Para ossaiso único critério a ser avaliado é a sua solubilidade em água. Para os hidróxidos ou bases devemos conhecer a solubilidade e a força.Para os ácidos devemos conhecer a força, a volatilidade e os instáveis.

15.

http://www.youtube.com/watch?v=JAxKBxp5UFM

Esse tipo de reação também é denominada de reação de metátese, porque essa palavra é de origem grega (methatesis), que significa “transposição”. É exatamente isso o que ocorre com os átomos, grupos de átomos ou os íons dos compostos reagentes; eles são trocados.

Genericamente, temos:

AB + XY → AY + XB

Para que uma reação de dupla troca ou de metátese ocorra, ela deve estar em uma das três situações abaixo:

(1ª) Pelo menos um dos produtos deve ser mais fraco (menos ionizado ou dissociado) que os reagentes.

Exemplo: Uma reação de neutralização ou salificação (ácido + base originado sal + água) entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio:

HCl + NaOH →NaCl + H2O

Nesse caso, o ácido clorídrico é um ácido muito ionizado e o hidróxido de sódio é uma base muito dissociada, já a água (produto) é uma substância pouco ionizada.

(2ª) Pelo menos um dos produtos deve ser mais volátil que os reagentes:

Uma substância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com