TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Dupla Fenda Difração

Pesquisas Acadêmicas: Experimento Dupla Fenda Difração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

Física Experimental II Dupla Fenda

Angélica Gomes de Oliveira

Jessica Stefany Araujo Ferreira

11 de junho de 2013

Universidade Federal do Maranhão – CCSST – UFMA

Este experimento tem como objetivo verificar o caráter ondulatório da luz, medir o comprimento de onda desta através de uma fenda dupla e determinar a distância entre as duas fendas a partir de um comprimento de onda conhecido. Estes resultados serão obtidos e observados por meio da experiência de Young

I. Introdução

A experiência da dupla fenda ou experiência de Thomas Young é fundamental para a determinação da natureza quântica da física atômica.

Quando se tenta utilizar a eletrodinâmica e a mecânica clássica para explicar os fenômenos atômicos, os resultados a que chegamos se encontram em franca contradição com a experiência prática.

A experiência da dupla fenda consiste em deixar que a luz visível se difracte através de duas fendas, produzindo bandas num écran. As bandas formadas, ou padrões de interferência, mostram regiões claras e escuras que correspondem aos locais onde as ondas luminosas interferiram entre si construtivamente e destrutivamente. (1)

I. Teoria

Denomina-se difração o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo. Pode-se ver a difração da luz olhando-se para uma fonte luminosa distante, tal como um anúncio de néon através da fenda formada entre dois dedos, ou observando a luz que escoa pelo tecido de um guarda-chuva. Em geral os efeitos de difração são muito pequenos, devendo ser analisados e investigados minuciosamente. (2)

II. Experimental

Foi utilizada uma cuba de ondas que foi preenchida com uma pequena quantidade de água, um anteparo que produzia certa vibração na superfície da água gerando as ondas, e uma placa de vidro para alterar a profundidade. Alinhamos os obstáculos deixando dois espaços ou seja a “dupla fenda”.

A cuba primeiramente foi posta em cima de um retroprojetor, que continha uma folha branca, para que as ondas melhor fossem observadas. Depois foi usado um Estroboflash, posicionado acima da cuba para que fosse determinada a frequência em que a onda se propagava.

III. Resultados e Discussões

IV. Conclusão

Diante dos resultados obtidos concluímos que experiência foi executada com êxito, observou-se o momento em que o fenômeno ondulatório passou pelas duas fendas, aconteceram duas difrações. Ao produzir estas duas difrações formaram-se duas novas ondas. As frentes de onda dessas novas ondas se encontraram gerando uma superposição de suas amplitudes e dando origem ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com