TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações Atmosféricas

Artigo: Reações Atmosféricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

Características e composições atmosféricas

Considerando a hipótese de que a atmosfera se formou em virtude das reações que a Terra sofreu durante seu processo de origem, isso ocorreu por conta da variação das reações físico- químicas e biológicas, a mesma adquiriu gases responsáveis pela vida terrestre.

Dentre os gases que compõem a mesma, é necessário mencionar os principais que serão mostrados na tabela a seguir com suas perspectivas quantidades:

Gases Aproximadamente (%)

Nitrogênio (N2) 78.11

Oxigênio (O2) 20.95

Argônio (Ar) 0.934

Gás Carbônico (CO2) 0.033

Além disto, ela é constituída pelo vapor da água (componente variável de acordo com a temperatura e da pressão atmosférica) e, pelo material orgânico ( microorganismos e polens) e inorgânico (partículas em suspensão: fuligens, areia, entre outros).

Essas partículas são fundamentais no ciclo hidrológico, onde são responsáveis por produzirem núcleos de condensação para acelerar o processo de formação de nuvens, o que ocasiona, em muitas vezes, sua precipitação. E este fator, é nomeado de coalescência.

Analisando a atmosfera na questão ambiental, podemos verificar que são destacadas duas principais camadas: a troposfera e a estratosfera.

Na troposfera, é onde se desenvolve todos os processos climáticos como a chuva e a neve, é nesta camada onde nós, seres vivos, retiramos nosso Oxigênio.

E, na estratosfera, não existe nuvens nem ocorrem tempestades, nesta camada não há gás oxigênio, há uma grande quantidade de gás nitrogênio ; logo, o ar é mais rarefeito e suas temperaturas são baixas.

Histórico de Poluição

O histórico vem sendo estudado desde que este assunto começou a interferir na vida dos seres terrestre. É relatado duas fontes de poluição; as estacionárias e as moveis, como exemplo de fonte estacionária temos as chaminés das fabricas onde produzido poluentes com cargas pontuais.E, as móveis, seria os automóveis onde produzem cargas difusas.

Contudo, é relatado também as áreas atingidas por esses poluentes, onde podem ser classificadas em Locais e Globais. Os problemas locais são aqueles que são atingidos em uma região relativamente pequena, como um estado tendo como referência um país ou, uma cidade tendo referência um estado. E, os problemas Globais são aqueles que envolvem um todo, ou seja, toda ecosfera.

Os poluentes

Os poluentes atmosféricos dividem-se entre primários e secundários.

Os poluentes primários são aqueles liberados diretamente por seu meio de emissão. Já os poluentes secundários são formados na atmosfera devido à reação química entre poluentes primários e componentes do ar.

Podemos citar cinco principais grupos de poluentes. São eles:

• O monóxido de carbono (CO) – liberado através da queima incompleta de combustíveis fósseis, como o carvão, a gasolina, o querosene, o óleo diesel, etc. Sendo ele um gás incolor, inodoro e inflamável. Quando inspirado impede que o oxigênio chegue até as células, podendo causar inúmeros problemas de saúde e até mesmo levar a morte.

• O dióxido de enxofre (SO2) – produzido através da queima de combustíveis fósseis contendo enxofre, como carvões e derivados do petróleo. Sendo um gás tóxico, incolor e denso. É um dos percussores na formação da chuva ácida, além de prejudicar os pulmões quando inspirado.

• Os óxidos de nitrogênio (NOx) – emitidos na atmosfera pelos motores de combustão interna, fornos, caldeiras, estufas, incineradores, indústrias químicas, indústria de explosivos, etc. Tem papel importante na formação de oxidantes fotoquímicos como o ozônio e, dependendo do nível de concentração, podem causar prejuízos a saúde. É responsável também pela formação da chuva ácida.

• Os hidrocarbonetos – gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e outros produtos orgânicos voláteis. Participam da formação do “smog fotoquímico” ou “névoa fotoquímica”, que causa na atmosfera a diminuição da visibilidade, além de inúmeros hidrocarbonetos, como o benzeno, serem cancerígenos e mutagênicos, fazendo assim com que não haja uma concentração ambiente totalmente segura.

• As macropartículas – possuem origem diversificada, sendo um conjunto de poluentes formados por fumaças, poeiras e inúmeros tipos de materiais, tanto sólidos quanto líquidos, que se mantêm suspensos no ar devido a seu pequeno tamanho e trazem para o céu um aspecto acinzentado que diminui a visibilidade. Seu potencial para causar problemas está totalmente ligado ao tamanho das partículas, sendo que quanto menores, mais podem ser prejudiciais. Quando inspiradas, se depositam nos alvéolos pulmonares e prejudicam a função respiratória.

Um dos grandes problemas causados pelos poluentes atmosféricos é a chuva ácida, resultante da formação de poluentes secundários. O SO2, eliminado através da queima de combustíveis fósseis, combina-se rapidamente com a água das nuvens, formando assim o ácido sulfuroso (H2 SO3), ou caso haja longos períodos sem chuva, pode reagir com o O2 atmosférico, formando o SO3, que combinado com a água das nuvens forma o ácido sulfúrico (H2SO4¬). Um processo parecido ocorre com os óxidos de nitrogênio, que, ao serem combinados com a água das nuvens, dão origem ao ácido nítrico (HNO3). Assim, a água das nuvens, fica carregada de ácidos, fazendo com que, ao chover, se dê origem a chuva ácida, que prejudica o solo, as águas, as florestas e a saúde humana.

Outro grande problema é a intensificação do efeito estufa, que causa efeitos catastróficos na ecosfera. Essa intensificação ocorre pela presença de gases na atmosfera que absorvem a radiação infravermelho emitida pela superfície terrestre, retendo o calor que seria liberado para o espaço. Esses gases são: CO2, Metano, Óxido nitroso e clorofluorcarbono.

O efeito estufa é fundamental para a sobrevivência humana pelo fato de manter o planeta com a temperatura necessária, porém é relatado que o mesmo tem causado modificações climáticas e o aquecimento em excesso da Terra o que ocasiona problemas nas diversas formas de vida.

Reações Fotoquímicas

A reação fotoquímica consiste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com