TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclado

Seminário: Reciclado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Seminário  •  9.735 Palavras (39 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 39

Reciclado:Repetição de uma operação sobre uma substância com o fim de melhorar propriedades ou aumentar o rendimento da operação global.Tratamento de resíduos, ou de material usado, de forma a possibilitar sua reutilização. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. É Transformação

• Biodegradável: Diz-se de substância suscetível de decomposição pormicroorganismos. é todo materialque após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente .Desta forma o material quando se decompõe, perde as suas propriedades quimicas nocivas em contato com o meio ambiente

• Reaproveitado: Aproveitar novamente. Sem transformação

• Responsabilidade Social: É plural. Empresas não devem satisfações apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrário. O mercado deve agora prestar contas aos funcionários, à mídia, ao governo, ao setor não-governamental e ambiental e, por fim, às comunidades com que opera. Empresas só têm a ganhar na inclusão de novos parceiros sociais em seus processos decisórios. Um diálogo mais participativo não apenas representa uma mudança de comportamento da empresa, mas também significa maior legitimidade social.

• É distributiva. A responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito é de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos e serviços usados ao longo de seus processos produtivos.

• É sustentável. Responsabilidade social anda de mãos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Uma atitude responsável em relação ao ambiente e à sociedade, não só garante a não escassez de recursos, mas também amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentável não só se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias duráveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentável é por natureza preventiva e possibilita a prevenção de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais.

• É transparente. A globalização traz consigo demandas por transparência. Não mais nos bastam mais os livros contábeis. Empresas são gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para prevenção ou compensação de acidentes. Nesse sentido, empresas serão obrigadas a publicar relatórios anuais, onde sua performance é aferida nas mais diferentes modalidades possíveis. Muitas empresas já o fazem em caráter voluntário, mas muitos prevêem que relatórios sócio-ambientais serão compulsórios num futuro próximo.

• Responsabilidade Ambiental: é a rsponsabilidade que Empresas, Orgãos Públicos e Privados e o indivíduo, tem com a sociedade e com o meio ambiente, em preservá-los, mante-los e servi-los, de forma sustentável visando o desenvovimento sustantável. ( Claudio Zanutim).

Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Os elemnetos contituintes deste meio necessesariamente compreende vários fatores abióticos a saber: o clima, a iluminação a pressão entre outros tantos

Desenvolvimento Sustentável é um Conceito aparentemente indispensável nas discussões sobre a política do desenvolvimento no final do século XX.

Estações importantes da discussão:

1) Clube de Roma – Tese dos limites do Crescimento – (1972)

2) Ecodesenvolvimento – (1973)

3) Declaração de Cocoyok – (1974)

4) Relatório Dag-Hammarskjöld – (1975)

5) Relatório Brundtland – (1987)

6) Rio 92- Conferência da Terra (1992)

Contribuição do Clube de Roma (1972)

1972 – Dennis L. Meadows e pesquisadores publicam o estudo Limites do Crescimento. No mesmo ano aconteceu a conferência de Estocolmo. São as conseqüências do debate sobre o meio ambiente que começa nos anos 60 e ganha mais densidade nos anos 70.

Teses básicas do Clube de Roma:

1) Limites: “se tendência de crescimento (população, industrialização, poluição, produção e diminuição de recursos naturais) continuar imutável, os limites de crescimento do planeta serão alcançados em 100 anos. Resultado: declínio súbito e incontrolável da população e capacidade industrial”.

2) Solução: “é possível modificar estas tendências de crescimento para uma estabilidade ecológica e econômica que se possa manter até um futuro remoto”. Equilíbrio planejado para satisfação das necessidades materiais básicas de cada pessoa com igual oportunidade de realizar seu potencial humano individual.

3) Decisão: população do mundo deve empenhar-se em alcançar o segundo resultado, quanto mais cedo começar maiores será as possibilidades de êxito.

Contraponto - Propostas do Clube de Roma e Críticas

Para alcançar a estabilidade econômica e ecológica propõem:

Congelamento do crescimento da população global e do capital industrial (rediscutem a tese de Malthus – perigo do crescimento desenfreado).

Crítica do autor: “tese do crescimento zero significava um ataque direto à filosofia do crescimento contínuo da sociedade industrial e uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com