TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reciclagem

Trabalho Escolar: Reciclagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 9

BENEFICIOS DA COLETA SELETIVA

Porque fazer a coleta seletiva?

1. Para preservação do meio ambiente

A coleta seletiva visa em separar e classificar o lixo para que se possa aproveitar tudo o que é reciclável. Geralmente, separa-se material inorgânico - vidro, papel, metais, plásticos, papéis - do orgânico, composto de restos de comida, frutas, verduras, aparas de grama e esterco de animais, em recipientes de cores diferenciadas. Ela é o primeiro passo para reciclar o lixo.

A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são uma solução indispensável, por permitir a redução do volume de lixo para disposição final em aterros e incineradores. Não é a única forma de tratamento e disposição: exige o complemento das demais soluções.

O fundamento deste processo é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo, que é destinado a aterros ou usinas de compostagem.

A implantação da coleta seletiva começa com uma experiência-piloto, que vai sendo ampliada aos poucos. O primeiro passo é a realização de uma campanha informativa junto à população, convencendo-a da importância da reciclagem e orientando-a para que separe o lixo em recipientes para cada tipo de material.

É aconselhável distribuir à população, ao menos inicialmente, recipientes adequados à separação e ao armazenamento dos resíduos recicláveis nas residências (normalmente sacos de papel ou plástico).

A instalação de postos de entrega voluntária em locais estratégicos possibilita a realização da coleta seletiva em locais públicos. A mobilização da sociedade, a partir das campanhas, pode estimular iniciativas em conjuntos habitacionais, shopping centers e edifícios comerciais e públicos.

Deve-se elaborar um plano de coleta, definindo equipamentos e periodicidade de coleta dos resíduos. A regularidade e eficácia no recolhimento dos materiais são importantes para que a população tenha confiança e se disponha a participar. Não vale a pena iniciar um processo de coleta seletiva se há o risco de interrompê-lo, pois a perda de credibilidade dificulta a retomada.

Finalmente, é necessária a instalação de um centro de triagem para a limpeza e separação dos resíduos e o acondicionamento para a venda do material a ser reciclado. Também é possível implantar programas especiais para reciclagem de entulho.

Separar o lixo para que seja encaminhado à reciclagem pode parecer um ato sem muita importância, se você não entender todos os benefícios que representão esse pequeno gesto. Vamos entender porque a coleta seletiva é tão importante:

a. Reduz a extração de recursos naturais;

b. Diminui a poluição do solo, da água e do ar;

c. Economiza energia e água;

d. Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;

e. Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;

f. Diminui os custos da produção, com o aproveitamento dos recicláveis pela indústria;

g. Diminui o desperdício;

h. Melhora a limpeza e a higiene das cidades;

i. Previne enchentes;

j. Diminui gastos com a limpeza urbana;

k. Cria oportunidade de fortalecer cooperativas;

l. Gera emprego e renda, pela comercialização de recicláveis.

Materiais recicláveis

a. Plástico: Acrílico, embalagens de produtos de limpeza, potes de creme e xampus, tubos e canos, brinquedos, sacos, sacolas, saquinhos de leite, isopor, sacos de alimentos ( arroz, feijão, farinha e etc.), garrafas PET, CD e DVD, tampas plásticas;

b. Vidro: Potes de alimentos, garrafas, copos e vidro de janelas;

c. Papel: Jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixa de papel e papelão em geral;

d. Metal: Marmitex, latas de alimentos, latas de refrigerantes, talheres e etc.

a. Cerâmicas;

b. Vidros pirex e similares;

c. Lâmpadas incandescentes;

d. Papéis plastificados, metalizados ou parafinados ( embalagens de biscoito, por exemplo);

e. Papéis carbonos, sanitários, molhados ou sujos de gordura;

f. Fotografias;

g. Espelhos;

h. Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);

i. Fitas e etiquetas adesivas;

j. Esponjas;

k. Fraldas e absorventes íntimos.

2. Para melhor qualidade de vida

A qualidade de vida que um projeto de reciclagem nos proporciona, vai além do que esperamos. É agradável poder descartar resíduos secos, (algo em torno de 70% do volume do nosso lixo) a qualquer hora que nos seja conveniente, para voltarem às indústrias economizando energia, recursos naturais, baixarem preços de produtos e ainda manter mais limpo nosso mundo. A coleta seletiva contentorizada, nos oportuniza ao exercício da cidadania, elimina a concentração de sacos para serem recolhidos, abre um mercado de trabalho e oportunidades para catadores, cooperativas e empresas.

A implantação desta coleta, gera materiais limpos, separados por classes e com volumes consideráveis, o que torna compensador o seu recolhimento.

Este processo disponibiliza ao centro de triagem materiais como: Papéis, plásticos, metais e vidros, para serem compactados e comercializados. A captação de materiais de boa qualidade e em grandes quantidades nos pontos de entrega voluntária, facilita o trabalho e trás bons resultados financeiros para cooperativas, catadores e empresas de reciclagem, gerando empregos com rentabilidade.

Concluímos que a coleta seletiva com PEV ou LEV (Posto de Entrega Voluntário ou Local de Entrega Voluntária) melhora a qualidade de vida do usuário, do catador ou cooperativado e facilita o poder público.

3. Para reciclagem do Material

Reciclar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com