TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recipientes de metal

Resenha: Recipientes de metal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

As embalagens metálicas são na maioria das vezes protegidas, tanto no interior, quanto exteriormente por um revestimento orgânico. O alumínio e o aço cromado são sempre envernizados nas duas faces e apenas alguns produtos são acondicionados em latas de folha de flandres não envernizadas ou parcialmente envernizadas. A função essencial do verniz é de minimizar as interações dos metais da embalagem com os produtos acondicionados no seu interior. Os vernizes aplicados devem resistir á deformação mecânica e aos tratamentos térmicos e não devem apresentar qualquer risco de toxicidade ou transmitir qualquer gosto ou odor ao produto enlatado ( JORGE, 2013).

Os vernizes são revestimentos orgânicos poliméricos, derivados de resinas e óleos naturais ou produzidos sinteticamente. Dentre suas várias funções, destaca-se o seu efeito de proteção contra a corrosão, pois funciona como uma barreira de isolamento entre o produto e a superfície metálica da embalagem, sendo também denominados revestimentos de proteção (protective coatings). Tal proteção reduz também a migração de metais para o produto (CORSO, 2007).

Os vernizes são constituídos por uma ou várias resinas de base, termoplástica ou termoendurecível; pigmentos\aditivos diversos e solventes necessários à fabricação e aplicações e que serão posteriormente eliminados durante a secagem. Os vernizes formam, assim, uma película aderente, transparente (incolor ou dourada) ou opaca. As principais características que os revestimentos orgânicos devem ter são: fácil aplicação e secagem, boa aderência, resistência à abrasão, flexibilidade, resistência a tratamentos térmicos, resistência química, não transmitir sabor ou odor ao produto e ter baixo custo (JORGE, 2013).

Aos primeiros vernizes desenvolvidos, cabem ás resinas de origem natural, mas atualmente existe uma grande variedade dos obtidos por processos de polimerização. As principais resinas que compõem as formulações dos vernizes incluem: as oleoresinosas, as fenólicas, as epóxicas, as vinílicas, as butadiências e as acrílicas (CORSO, 2007).

Através do ajuste da formulação, obtém-se as características necessárias à adequação do verniz aos diversos requisitos técnicos como: eficiência como barreira de proteção, flexibilidade, aderência, custo, etc. Algumas resinas são misturadas para se obter um verniz com melhor desempenho. Por exemplo, as epoxifenólicas apresentam a boa resistência ao enxofre das fenólicas e a flexibilidade das epóxicas, portanto são consideradas de uso geral no setor alimentício (CORSO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com