TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão crítica sobre a política social do Brasil

Seminário: Reflexão crítica sobre a política social do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Seminário  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Pensar em Serviço Social hoje é refletir profundamente nas questões sociais, no outro, na solidariedade humana. É estar consciente do papel a desempenhar, é conhecer a verdadeira história do Serviço Social, bem como todas as mudanças e avanços pelas quais esta área vem passando.

A partir da pesquisa realizada em torno do cenário em que um assistente social da década de 80 encontrava em seus dia-a-dia e comparando-o com os tempos atuais pode-se dizer que o serviço social evoluiu muito durante essas décadas.

Esse trabalho mostra o quanto a lutas e reivindicações dessa classe auxiliaram nessa evolução do papel do servidor social na sociedade.

Comparando de uma maneira geral pude concluir que a renovação do serviço social que ocorreu na década de 80 conseguiu estabelecer novos direcionamentos para a profissão.

O estudo que segue tem por objetivo realizar uma reflexão crítica acerca da política social brasileira, a partir da década de 80, no intuito de levar o discente a refletir sobre as formatações mais excêntricas em relação à prática do Serviço Social, no âmbito da sociedade.

Para o alcance do objetivo proposto o estudo foi dividido em dois elementos cronológicos, a saber, a década de 80, no ano 2000e finalizando com um comparativo entre os dois cenários.

Passo 01

Nos anos 60 e 70 o Serviço Social teve suas primeiras manifestações em relação às perspectivas modernizadoras no processo de renovação. Essas renovações ocorreram durante dois eventos Araxá e Teresópolis, onde 38 assistentes sociais docentes e não docentes se desdobraram para tentar adequar o serviço social as novas demandas políticas, que tinham se tornado dominante por causa da ditadura.

O documento amplia a estrutura social como facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação, serviços sociais fundamentais. A redefinição do papel do assistente social como sendo um funcionário do desenvolvimento.

É na década de 1980 que os movimentos sociais vão incluir parcelas mais amplas da sociedade. Surgem os movimentos ecológicos, que transcendiam a divisão política entre direita e esquerda e, também, o movimento em defesa dos direitos do consumidor. (PINSKY, 2003).

Existem duas versões no processo de reconceituação, a versão aprovada em 1986 pelo conselho federal de assistentes sociais que em sua introdução diz: “a nova ética é resultado da inserção de categoria profissional na classe trabalhadora”.

E a nova versão do código de 1988 reafirma o direito dos direitos sociais e na participação da sociedade no contexto democrático, numa definição mais clara dos direitos e deveres.

Diante dessa reconceituação podemos afirmar que o Serviço Social concentrou-se em determinados enfoques no movimento de reconceituação: cientifico, técnico metodológico, ideológico político, ciência do cotidiano e lutam pela profissionalização, esses são ingredientes básicos da nova proposta o que propõe um trabalho de ajustamento, de integração do individuo ao seu meio encontrando a harmonia em sociedade. Ideologia, teoria, práxis e ciência são interligadas, não existe conhecimento sem transformação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com