TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulmentos De Trafego Aereo Unisul

Casos: Regulmentos De Trafego Aereo Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Regulamento de Tráfego Aéreo e Comunicações Aeronáuticas

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia o artigo "Neblina interdita tráfego aéreo no Aeroporto de Manaus por uma hora", disponível em http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/02/neblina-interdita-trafego-aereo-no-aeroporto-de-manaus-por-uma-hora.html e também na Midiateca da disciplina.

Como você pode perceber na notícia, condições meteorológicas adversas são motivo de prejuízos para as empresas de transporte aéreo e de grandes aborrecimentos para os usuários do serviço. Para mitigar esses problemas, foram criadas cartas de aproximação por instrumentos, sendo que uma de suas modalidades é a IAC (Instrument Approach Chart - Carta de Aproximação por Instrumentos).

Uma ICA pode ser dividida em quatro partes: um cabeçalho trazendo a identificação da carta e as frequências disponíveis; uma projeção horizontal das trajetórias de aproximação; uma projeção vertical (de perfil) dos últimos trechos da aproximação e um quadro que descreve os mínimos meteorológicos para cada aeronave segundo sua categoria.

Para fins de interpretação de uma IAC, a categoria de uma aeronave é de suma importância. Segundo o Doc 8168 PANS-OPS Vol 1, 4. 1.3.5, o desempenho de uma aeronave tem reflexo direto na visibilidade requerida e nas dimensões do espaço aéreo necessário para as manobras de aproximação e pouso por instrumentos. A velocidade indicada na cabeceira - como definida pelo fabricante - é o fator determinante para a classificação de qualquer aeronave em uma das cinco categorias mostradas na tabela seguinte:

A partir desses dados, analise a IAC do SBEG (Aeroporto Eduardo Gomes) abaixo e responda as questões seguintes.

Questão 1:

Considerando um teto de 300 pés e o funcionamento integral do ALS, qual a visibilidade mínima exigida para um jato comercial? (3,5 pontos)

Lembre-se que abreviaturas estão listadas na ICA 100-12, o MACAR apresenta explicações detalhadas sobre IAC no seu capítulo 14 e, sobretudo, se você encontrar dificuldades, poderá enviar um email para seu professor. É bom destacar que sua dúvida pode ser a mesma de outros colegas!

Se considerarmos o teto de 300, o pouso terá que ser obrigatoriamente no procedimento Full ILS com visibilidade de 800M para qualquer categoria inclusive para jatos comercias (C). Caso durante a aproximação o GP esteja inoperante o pouso não poderá ser efetuado já que o procedimento passa a ser de não precisão sendo obrigatório um teto de 500´

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com