TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regulamento de trafego aereo

Por:   •  13/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Regulamento de Tráfego Aéreo e Comunicações Aeronáuticas

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Marcos Fernando Severo DE Oliveira

Nome do estudante:

Data: 11/08/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: (2,5 pontos)

Para responder a esta questão, comece com a leitura do artigo seguinte, extraído de sítio da internet.

Uma grande possibilidade para quem está iniciando sua vida profissional de piloto de aeronaves é estudar a viabilidade de fazer seu curso de voo fora do país.

Escolhendo bem o país onde você vai fazer o curso, com certeza tal decisão trará alguns privilégios, pois além da própria formação, a imersão na língua estrangeira implicará num diferencial muito positivo quando no futuro você entrar pra valer no mercado de voo brasileiro.

Contudo, para alguns interessados ainda persiste a seguinte dúvida:

Um piloto brasileiro que tire sua Licença/Habilitação (PP, PC ou PLA) no exterior pode validá-la aqui no Brasil?

Fonte: ASAS DO CONHECIMENTO. Disponível em:  . Acesso em: 29 jan. 2015.

a) Antes de esclarecer o questionamento (fragmento sublinhado) proposto no artigo, visite o sítio da ANAC, busque por RBAC e faça o download da norma RBAC 061. Fundamente sua resposta.

Questão 2: (2,5 pontos)

Acompanha a notícia:

Healthpointe convida todos os aspirantes a piloto para um exame de capacidade física certificado pela FAA

Healthpointe Centers em todo o sul da Califórnia agora oferecem exames de saúde certificados pela Federal Aviation Administration (FAA) para aspirantes a piloto.

La Mirada, CA (PRWEB) July 28, 201

Exames médicos certificados pela FAA são obrigatórios para quem quer pilotar um avião, helicóptero, giroplano ou dirigível. O exame deve ser concluído antes do início do treinamento prático. Aqueles que desejam aprender a pilotar balões ou planadores estão dispensados de apresentar atestado de saúde. O objetivo do exame é alertar potenciais pilotos sobre quaisquer condições de saúde que possam impedir uma operação segura. Através da detecção precoce de problemas de saúde, os médicos da Healthpointe podem combater os efeitos danosos de determinadas condições físicas e manter os pacientes no tratamento certo para que os alunos venham a obter seus certificados de aeronautas.

Fonte: PRWEB. Disponível em:  . Acesso em: 29 jan. 2015.

a) Antes de responder, visite o AISWEB e baixe a ICA 100-12. Faça uso da ferramenta de busca do seu leitor de PDF predileto. Quando duas aeronaves convergem em níveis aproximadamente iguais, sendo uma um dirigível em serviço de publicidade e outra um planador, qual será a disciplina de direito de passagem aplicável? Qual o âmbito de aplicação da ICA 100-12? Explique:

b) Agora, providencie uma versão atualizada da ICA 100-37 e responda: se um planador, uma aeronave em emergência, um bimotor do corpo de bombeiros, uma aeronave em missão SAR, e por fim, um jato de pequeno porte, todos em aproximação, efetuarem, uma aeronave logo após a outra, chamada inicial para a torre solicitando instruções, qual seria a ordem estabelecida para pouso?

Considere que o aeródromo opera somente com uma pista, que o jato está transportando o já diplomado candidato eleito para a Presidência da República e que o controlador conhece o teor da norma aplicável.

Questão 3: (2,5 pontos)

Assista ao vídeo disponível no sítio abaixo: . (Acesso em: 29 jan. 2015.)

Considere que você deva fazer recomendações de segurança para o piloto e para os controladores envolvidos no episódio, talvez real, descrito no vídeo. Quais pontos você destacaria? Fundamente sua resposta, seja segundo a lógica formal, a regulamentação de tráfego aéreo até agora estudada ou segundo a prudência informada pelo senso comum.

Questão 4: (2,5 pontos)

O vídeo oferecido no link de internet abaixo mostra, com alguma dramaticidade, uma decolagem VFR ou VFR especial a partir de aeródromo que opera em condições limítrofes de teto. A cobertura de nuvens parece merecer a classificação de OVC, overcast, categoria traduzida para nossa língua como céu totalmente encoberto. A luz das Regras do Ar, julgue o comportamento do piloto.

Vídeo: . Acesso: 29 jan. 2015.

[pic 4]

Fonte: SAM I AM BLOG. Disponível em: . Acesso em: 29 jan. 2015.

Questão 1:

Sim, é possível fazer a convalidação, independente da licença, desde que se cumpra os preceitos estabelecidos no RBAC n°61. Sobre a convalidação de licenças e habilitações o trecho é o que segue abaixo:

61.45 Convalidação de licenças e habilitações estrangeiras

(a) Sem prejuízo do cumprimento das normas migratórias e trabalhistas do País, a ANAC pode convalidar uma licença estrangeira emitida por Estado contratante da OACI. Para tal, será emitida autorização especial que deverá acompanhar, sempre, a licença estrangeira original e a reconhecerá como equivalente a uma licença correspondente concedida pela ANAC.

(b) A ANAC pode restringir a autorização especial de convalidação de licença estrangeira a atribuições específicas, expressando na autorização quais atribuições da licença original são aceitas como equivalentes na convalidação.

(c) As licenças estrangeiras de piloto comercial, de tripulação múltipla ou de linha aérea pertencentes a estrangeiros podem ser convalidadas nos termos do parágrafo (a) desta seção.

Entretanto, as mesmas devem ser expedidas com a ressalva de que o seu titular não pode exercer função remunerada a bordo de aeronave de matrícula brasileira, conforme disposto no §1º do art. 156 do CBA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (321.9 Kb)   docx (79.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com