TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatoria De Banana Chips

Monografias: Relatoria De Banana Chips. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

de frutas e hortaliças.Prof.: Daniel Costa Ferreira

SENAI - DENDEZEIROS

SETEMBTO DE 2013

1.INTRODUÇÃO

A banana é uma fruta de alto valor nutritivo, muito rica em açúcares e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo, ferro e potássio, e vitaminas A, B1, B2 e C. Como quase não tem gordura, é indicada nas dietas de reduzido teor de colesterol. a (ANDRADE, 2009).

A banana apresenta algumas características que restringem o processamento de determinados produtos como a baixa acidez, o escurecimento enzimático e a descoloração resultante da reação entre alguns metais e os feixes vasculares anexados à casca da banana (BRASIL,2005).

Da banana madura podem ser obtidos vários produtos como banana em calda, banana desidratada, chips, congelados, doces em massa, essências, farinhas, flocos, granulados, geléias, néctares, purês, sucos, vinagre e vinhos (MARTIN et al., 1985).

Da banana, nada se perde: verde, tanto pode ser empregada para a fabricação de farinha quanto para produzir banana chips, salgadas, semelhantes a batatas fritas; quando já está madura, pode ser transformada em banana-passa. O processo começa com a seleção das bananas, que passam por uma descontaminação com cloro, em seguida são descascadas. Dependendo do objetivo final, elas podem ser fatiadas e fritas, no caso dos chips, ou secas no desidratador até ficarem crocantes, e trituradas em moinho até virarem pó. ( Kiffer, 2013)

O chips de banana é um produto obtido a partir da fruta ainda verde, cortada em pedaços fritos em óleo comestível, apresentando um aspecto crocante. O chips apesar de não ser um produto tão difundido, onde chega ganha aceitação em função de ser muito agradável ao paladar, já existindo inclusive indústrias brasileiras de produção comercial em larga escala para exportação (SILVA, 2003).

A banana chips é um alimento artesanal, originalmente conhecido pelas comunidades indígenas da Amazônia brasileira, em que a banana é cortada em fatias finas ao comprido e fritas na hora em gordura vegetal, sua aparência é dourada e sua textura fina e bastante crocante. ( SILVA,2011)

A banana chips teve que sofrer adaptações em seu formato de apresentação, já que em fatias finas e cortadas ao comprido é muito boa para ser consumida na hora, mas para industrializar e revender ficaria inconveniente e perderia muito na apresentação fianl do produto, já que o comprido quebraria e daria uma péssima impressão, agora em fatias redondinhas como moeda.( SILVA,2011)

O snack de banana chips é produzido com a polpa da banana e o seu sabor pode ser variado desde doce, salgado, natural, coberta com chocolate, com mel e até picante, isso fica a critério do fabricante, a vantagem deste alimento é que ele pode ser consumido constantemente.

A fritura é a etapa mais importante do processamento de banana chips, pois é nesta etapa que é feita a caracterização deste produto. Devendo estar a espessura das rodelas entre 3 e 4 mm, a fim de se poder controlar rigorosamente o tempo de fritura, as rodelas devem ser imersas em óleo de soja ou gordura vegetal hidrogenada a uma temperatura entre 160 e 180° C, até que comecem a dourar. (SBRT, 2007)

1.1OBJETIVO

O objetivo deste pratica foi produzir banana chips, avaliando as principais etapas do processo

2. MATERIAL E METODOS

2.1 MATERIAL

1. Bananas da terra verde

2. Água

3. Óleo

4. Sal

5. Orégano

6. Balança

7. Tabua

8. Facas

9. Panelas

10. Vasilha

11. cloro

2.2 METODOS

Higienizamos as bananas com solução clorada e enxaguamos, levamos ao fogo para realização do branqueamento por 5 minutos ainda com as cascas. Retiramos as cascas, cortamos em rodelas, aquecemos o óleo e colocamos as bananas, quando dourou retiramos as bananas e colocamos em uma vasilha com papel para a retirada do excesso do óleo, adicionamos sal e orégano.

3. RESULTADO

O produto final obteve um resultado satisfatório, gosto e aroma característicos, apresentou aparência dourada, textura fina, apenas não ficou crocante. O sal e orégano deram um toque especial ao sabor da banana

4. CONCLUSÃO

O processamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com