TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Dda Extração Da Cafeína

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Dda Extração Da Cafeína. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  2.272 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo. Gostamos tanto, que uma de nossas refeições diárias foi nominada em sua homenagem (café-da-manhã). Esta droga pode ser encontrada no café, chá, chimarrão, refrigerantes e no chocolate.

A cafeína caracteriza-se como um pó branco cristalino ou pequenas agulhas, que derretem a 238°C e sublimam a 178°C, em condições normais de temperatura e pressão. É bastante solúvel em água quente e totalmente solúvel em clorofórmio, não tem cheiro e apresenta sabor amargo.

Um dos mais importantes derivados da xantina, a cafeína é sintetizada dos mesmos precursores da Coffea arabica que dão origem às bases de purina. O termo alcalóides é utilizado para designar uma classe de substâncias que apresentam caráter alcalino. A propriedade básica dos alcalóides é proveniente do par de elétrons livres sobre os átomos de nitrogênio. Dessa forma, o caráter básico do nitrogênio pode ser utilizado para aumentar ou diminuir a solubilidade da cafeína em água.

A cafeína é uma droga que causa dependência física e psicológica. Ela opera por mecanismos similares às anfetaminas e à cocaína. Seus efeitos, entretanto, são mais fracos do que estas drogas, mas ela age nos mesmos receptores do sistema nervoso central (SNC).

A cafeína é a 1,3,7-trimetilxantina , um pó branco cristalino muito amargo. Na medicina, a cafeína é utilizada como um estimulante cardíaco e um diurético. Ela também produz um “boost” de energia, ou um aumento no estado de alerta, por isso motoristas e estudantes tomam litros e café para permanecerem acordados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A cafeína é a 1,3,7-trimetilxantina, um alcaloide, composto contendo nitrogênio, é encontrado em várias espécies de vegetais como o chá, cacau, café, guaraná e na coca.

Os principais efeitos fisiológicos da atuação da cafeína no organismo humano são o efeito estimulante, o efeito diurético e a dependência química. Entre outros efeitos, causa o aumento da taxa metabólica, o relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, do trato biliar, do trato gastrintestinal e de partes do sistema vascular. Após cinco minutos do consumo, a cafeína pode ser detectada em todo o corpo humano, atingindo o seu máximo depois de 20-30 min10. Ela é metabolizada no fígado e tem uma meia vida de cerca de 3-6 h, não acumulando no corpo. A ingestão de cafeína em excesso pode causar vários sintomas desagradáveis incluindo a irritabilidade, dores de cabeça, insônia, diarréia, palpitações do coração. A dose letal para uma pessoa adulta pesando 70 kg é cerca de 10 g o que é equivalente a se tomar 100 xícaras de café ou 200 latas de Coca-Cola ou ingerir 50 kg de chocolate

A hidrossolubilidade da cafeína aumenta muito em presença de ácido cítrico, benzoatos, salicilatos e brometos; os compostos medicinais são constituídos por cafeína citrada e por cafeína com benzoato de sódio. Essa última forma é a mais adequada à injeção intramuscular, servindo como analéptico no tratamento do envenenamento, como estimulante na insuficiência circulatória aguda e como diurético.

O valor nutricional da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal, ocasionando alguns dos sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Em contraste, devido aos estímulos mencionados, esta droga proporciona alguns efeitos comprovados como aumento da atenção mental, aumento da concentração, melhoria do humor, diminuição da fadiga. A ação biológica da cafeína inclui estimulação cardíaca e respiratória, bem como efeito diurético.

A cafeína é hoje considerada como a substância psicoativa mais consumida em todo o mundo, por pessoas de todas as idades, independente do sexo e da localização geográfica.

OBJETIVO

Isolar a cafeína contida no chá ,através da extração líquido-líquido, utilizando água e diclorometano, seguida de sublimação .

MATERIAIS

Reagentes:

Chá Preto, Água,Diclorometano(CH2Cl2), Sulfato de sódio(Na2SO4).

Materiais:

Balão de Fundo Redondo,Condensador em Bolas,Béquer,Funil de Separação,Bastão de Vidro,Funil de Buckner, Kitassato,Espátula,Papel de Filtro,Manta Aquecedora,Garras,Suporte Universal,Bomba de Vácuo,Mangueiras.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Colocou-se 10g de chá comercial( cerca de 5 sachês), em balão de fundo redondo( de 250ml equipado com condensador para refluxo) ,acrescentou 4g de carbonato de cálcio(para favorecer a separação das fases), e em seguida adicionou-se 100ml de água.

Feito o aquecimento da mistura sob leve refluxo por 20 minutos,com a mistura ainda quente,filtramos a vácuo no Funil de buckner.

Resfriou-se o filtrado à temperatura ambiente e, retirando uma alíquota de 50ml do filtrado , procedeu-se a extração no funil de separação( De 125ml),com uma porção de 7ml de cloreto de metileno(Diclorometano).

Após ter agitado e descomprimido o funil de separação durante 1 minuto,deixamos o funil repousar até a separação das fases,coletando a fase inferior separadamente em um béquer.

Repetiu-se a extração 3 vezes com 7ml de Diclorometano,coletando a camada orgânica sempre no mesmo frasco.

Colocou-se os extratos coletados, para filtrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com