TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O Filme: BAGDAD CAFÉ

Ensaios: Relatório Sobre O Filme: BAGDAD CAFÉ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  2.901 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório sobre o filme:

Bagdad Café

Relatório apresentado no Curso de Mecatrônica Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Bragança Paulista, como requisito da disciplina Língua Portuguesa sob a orientação da Profª. Sandra M. Nascimento.

Sumário:

1. Introdução 4

2. Desenvolvimento 5

2.1 Breve síntese da história. 5

2.2 Momentos do filme considerados mais importantes. 5

2.3 Os 5S. 5

2.4 Os 5S e o filme. 7

2.4.1 1º Senso de Utilização 7

2.4.2 2° Senso de Ordenação / Classificação 7

2.4.3 3° Senso de Limpeza / Zelo 8

2.4.4 4° Sendo de Saúde/ Asseio 10

2.4.5 5° Senso de Autodisciplina/ Disciplina 11

3. Conclusão: 13

4. Bibliografia: 13

1. Introdução

Para observar os diversos aspectos em que a filosofia do 5S alcança e como pode funcionar é relatado a analise do filme Bagdá Café (exibido em junho /2013 Bragança Paulista) dirigido por Percy Adlon ,1987 ,com Marianne Sagebrecht e CCH Pounder .

Bagdá café é um filme alemão, no qual são observados diversos aspectos relacionados aos 5S. A narrativa trás a história de forma linear na qual os personagens e o cenário evoluem de forma conjunta e os diversos aspectos da estória encontram seu lugar de harmonia conforme o decorrer da trama.

Os 5S uma filosofia criada no intuito de ser aplicada em diversas situações da vida , pode ser observada de maneira quase explicita no filme ,qual sua capacidade de influencia no ambiente de convívio humano ,suas diversas etapas a ser seguidas acontecem de forma que é até possível suspeitar que o filme foi produzido de forma a ilustrar essas idéias propositalmente. Seus diversos personagens são diretamente atingidos quando apenas um deles demonstra através da pratica dessa filosofia, de maneira harmônica e bem colocada que se pode mudar não só o ambiente de convívio em comum ,como os relacionamentos humanos também podem melhorar em encontro de uma vida de trabalho produtiva e sadia.

Os 5S podem parecer apenas um método de livros de auto-ajuda , mas ao se observar sua pratica, mais atentamente pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta de trabalho dentro de um contexto profissional de uma empresa e qualquer atividade desde da organização pessoal para o individuo , até uma dinâmica envolvendo um grupo seja ele familiar ou não.

Motivação:

A razão de termos assistido ao filme esta relacionada diretamente com o curso de tecnologia em mecatrônica o qual tem um envolvimento direto na industria onde acontece frequentemente a implantação de uma política da qualidade e que se aplica o uso dos 5S que esta explicito no filme.

2. Desenvolvimento

2.1 Breve síntese da história.

A alemã Jasmin após abandonar o seu marido e seguir por conta própria em uma estrada pela deserto do Arizona, encontra hospedagem nas instalações de Bagdad café, a ríspida proprietária Brenda habituada a rotina de seu estabelecimento desconfia dos hábitos de organização de Jasmin , Brenda nem imagina as mudanças que estão por vir com a chegada da nova hóspede .

2.2 Momentos do filme considerados mais importantes.

Momento em que a Dona Brenda retona ao seu comércio e encontra todo limpo e organizado e, em seguida discutindo com Jasmim por ter limpo e organizado toda a bagunça. Por fim, acaba concordando que um ambiente limpo e organizado se torna mais saudável.

O momento em que dois caminhoneiros na estrada combinam de parar no Bagdad Café por ser um ótimo ponto de encontro depois de todas as alterações que Jasmim provocou.

Por ela estar como uma turista no país seu visto vencendo, precisou ir embora, retornando após alguns dias e aceitando a proposta de casamento do senhor Cox para permanecer definitivamente no país. O Bagdad Café passou a ser um excelente ponto de encontro para todos que por ali transitavam, em especial, caminhoneiros.

2.3 A origem dos 5S.

A Origem dos 5S: A denominação 5S é devida às cinco atividades iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE.

Não há uma convergência de informações sobre a real origem do 5S. Alguns autores citam que foi criado pelo saudoso Dr. Kaoru Ishikawa, Engenheiro Químico japonês e principal pregador dos conceitos de qualidade total naquele país. Esta referência deve-se ao fato ter sido o Professor Ishikawa o responsável pela criação do CCQ - Círculo de Controle da Qualidade, cujo princípio era popularizar os conceitos de estatística aplicada à qualidade, através de grupos de trabalhos compostos por funcionários de níveis operacionais. No Entanto, não existe nenhuma citação em seus próprios livros sobre esta suposta referência.

O que se sabe é que o 5S foi criado com o objetivo de possibilitar um ambiente de trabalho adequado para uma maior produtividade. Isto ocorreu no início da década de 50, momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande guerra e as indústrias japonesas necessitavam colocar no mercado, produtos com preço e qualidade capazes de competir na Europa e Estados Unidos.

Em busca de atender organizações e profissionais que valorizam os modismos, alguns consultores procuram ampliar o conceito original do 5S para 9S.

5 S é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, ficou conhecida também como Housekeeping.

A denominação 5 S é devida às cinco atividades seqüenciais iniciadas pela letra“S”, quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO,SEIKETSU E SHITSUKE.

Algumas empresas no Japão utilizam o 5 S como uma ferramenta indispensável para a implementação e a consolidação da GQT. Os efeitos do 5 S são tão abrangentes que o tornam uma prática fundamental para a obtenção e consolidação do processo educacional de quaisquer atividades.

Apesar do 5 S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, a sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar,sensatez e respeito ao próximo.

O termo “5 S” é derivado de cinco palavras em japonês, todas iniciadas com a letra S. Na tradução destes termos do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciassem com a letra “S” e que tinham o significado aproximado da palavra original. Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução para o português.

A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado destes termos foi acrescentar o termo “Senso de” antes de cada palavra em português que se aproximasse do termo original. O termo “senso de”significa “exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender” Significa ainda a “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”

Ao conhecer o significado de cada S você poderá avaliar melhor o porquê do uso deste termo auxiliar. Além disto, o seu uso permite manter o nome original do método, conhecido como Programa 5 S, cuja terminologia é mostrada na Tabela

Denominação Conceito Objetivo particular

Português

Japonês

Utilização 整理, Seiri Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil

Ordenação 整頓, Seiton Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz

Limpeza 清掃, Seisō Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza

Saúde 清潔, Seiketsu Tornar saudável o ambiente de trabalho Prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem

Autodisciplina 躾, Shitsuke Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores Incentivar esforços de aprimoramento

No início de sua aplicação no Brasil, apenas os três primeiros “S” eram abordados, tendo sido incorporados depois o quarto e o quinto.

Atualmente, outros quatro conceitos já foram acrescidos, tendo-se portanto conhecimento da existência de 9S´s, conforme mostra a Tabela 2, embora o nome do método permaneça o mesmo.

s JAPONÊS INGLÊS PORTUGUÊS

6 Shikaki Steadily Senso de Firmeza

7 Shitsukoku Stickingly Senso de Dedicação

8 Seisho Stanting Sonourously Senso de Relato com ênfase

9 Seido Simultaneous Action Senso de Ação simultânea

2.4 Os 5S e o filme.

2.4.1 1º Senso de Utilização

Senso de utilização é organizar, separar o que é necessário e o desnecessário. É retirar tudo o que é inútil de certo ambiente.

Com este senso podemos desocupar espaços, tornar mais visíveis os materiais realmente utilizáveis. Torna o espaço mais claro e fácil de limpar, aumenta a produtividade e prepara o ambiente para a segunda fase.

2.4.2 2° Senso de Ordenação / Classificação

Ordenar é guardar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las, levando em conta a freqüência de utilização, o tipo e o peso do objeto, como também uma seqüência lógica já praticada, ou de fácil assimilação.

Quando se tenta ordenar as coisas, necessariamente o ambiente fica mais arrumado, mais agradável para o trabalho e, conseqüentemente, mais produtivo.É bom refletir que a prática da organização e do ordenamento, fornece extraordinários subsídios para melhorar qualquer processo.

Outras traduções: Sistematização, arrumação.

Ter Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar,guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa.

“Cada coisa no seu devido lugar”.

1) Mantenha cada coisa no seu lugar.

2) Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.

3) Deixe tudo à vista.

4) Encontre em 30 segundos.

Benefícios:

• Economia de tempo;

• Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária;

• Melhoria do fluxo de pessoas e materiais;

• Rapidez na movimentação e resgate de pessoas em caso de emergência;

• Diminuição do stress por buscas mal sucedidas etc.

2.4.3 3° Senso de Limpeza / Zelo

Limpeza é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas. A limpeza deve ser encarada como uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente. Para tanto, é de fundamental importância que a limpeza seja feita pelo próprio usuário do ambiente, ou pelo operador da máquina ou equipamento. .A limpeza é o monitoramento do ambiente, dos equipamentos e das pessoas.

Podemos observar que, enquanto aquele ponto comercial se mantinha num estado de sujeira, desorganização, má administração etc., não havia rentabilidade para empresária, pois as pessoas não se sentiam confortáveis naquele ambiente hostil, e de certa forma com características fúnebres. A partir do momento em que a SRA. Jasmin teve a iniciativa de limpar tudo, organizar a bagunça, jogar fora tudo o desnecessário, e fazer daquele comércio uma espécie de ponto turístico, onde havia shows de mágica, músicas e diversão para o público alvo, todos ali se tornaram mais felizes, o comércio começou a gerar bons lucros, e as pessoas tomaram o posto como ponto de referência para uma entusiasmada refeição e um bom café do seu dia-a-dia.

(Antes)

1) Jogue limpo;

2) Mais importante do que limpar é não sujar;

3) Ser limpo é estar limpo;

4) Limpeza é educação.

(Depois)

Benefícios:

• Sentimento de bem-estar nos empregados;

• Prevenção de acidentes;

• Manutenção dos equipamentos.

2.4.4 4° Sendo de Saúde/ Asseio

Manter o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam. Isto é executado através da padronização de hábitos, normas e procedimentos.

Outras traduções: Padronização, saúde, aperfeiçoamento.

Significa ainda ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.Frases para cartazes:

(Antes)

1) Mantenha um ambiente agradável e seguro;

2) Trabalhe seguro;

3) Mantenha-se saudável.Check-list da saúde

(Depois)

Benefícios:

• Situação atual em relação aos sensos de utilização, ordenação e limpeza;

• Condições de iluminação;

• Ruído e vibração;

• Temperatura;

• Cuidado com materiais tóxicos, voláteis e/ou explosivos;

• Outras fontes de perigo para a saúde;

• Promoção de atividades práticas e educacionais em relação à saúde;

• Comportamento das pessoas em relação à própria saúde.

2.4.5 5° Senso de Autodisciplina/ Disciplina

Ser disciplinado é cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo.

O Senso de Autodisciplina é o 5º S do Programa 5S’s. Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.

Para conquistar a ordem mantida é preciso exigir de cada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinação para manter as conquistas das etapas anteriores e pontualidade nos compromissos assumidos.

A harmonia de todos no final do filme nos mostra o resultado do “s” da autodisciplina, ou seja, tendo a autodisciplina têm-se os outros 4 “s”.

A personagem Jasmin com paciência consegue a harmonia, onde vemos, claramente, todos participando, trabalhando em equipe, cada qual com sua tarefa no show.

Bagdá Café permite compreender que a felicidade, embora abstrata, concretiza-se quando se dá importância às pequenas coisas, no sentido de contribuir, por meio de ações, para o bem-estar dos que nos rodeiam, ou seja, a autodisciplina.

As vantagens da prática da autodisciplina:

Benefícios:

• Melhor qualidade de vida.

• Cultivo de bons hábitos.

• Presença do trabalho em equipe.

• Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas.

3. Conclusão:

Bagdá Café é um clássico do cinema europeu, apesar de datar de 1987, o filme é atual e até mesmo atemporal por se tratar de assuntos que fazem parte de nosso cotidiano.

É um filme simples e emocionante que trata de descobertas e transformações de várias pessoas. A obra nos chama a atenção para várias características empreendedoras da personagem Jasmin que, por meio de sua gentileza, consegue transformar um simples café falido em um lugar movimentado e frequentado por vários clientes.

Além de simples e tocante, Bagdá Café nos leva a refletir sobre o efeito que as pessoas causam em nossas vidas e sobre o efeito que causamos nelas.

4. Bibliografia:

http://www.trabalhosabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao;

www.sp.senai.br/.

Anexos:

Ficha Técnica:

Gênero: Drama

Direção: Percy Adlon

Roteiro: Christopher Doherty, Eleonore Adlon, Percy Adlon

Elenco: CCH Pounder, Christine Kaufmann, Darron Flagg, Jack Palance, Marianne Sägebrecht, Monica Calhoun

Produção: Eleonore Adlon, Percy Adlon

Fotografia: Bernd Heinl

Trilha Sonora: Bob Telson

Duração: 96 min.

Críticas:

No início do filme, quando Jasmim pega a mala de roupas no porta-malas do carro com suas iniciais, chegando no Motel, ao abrir, encontra as roupas do marido na mala, momento que não ficou explicito já que ela era tão organizada.

Jasmim no momento em que se separa do seu marido, segue em direção aposta a dele, mas em dado momento do filme, os dois acabam chegando ao mesmo posto de gasolina, sendo que no inicio, estavam em direções opostas.

Em todo o desenvolvimento do filme, a utilização dos 5S ficou clara, onde a protagonista, com seu conhecimento cultural influenciou diretamente no comportamento dos que ali residiam e trabalhavam.

...

Baixar como  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »