TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio - Café Contri

Trabalho Escolar: Relatorio - Café Contri. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O mercado de café torrado e moído é caracterizado pela a alta concorrência entre empresas, mas no Acre existe uma empresa local que domina o mercado através da qualidade e do preço baixo, outra característica marcante que influencia fortemente a empresa é a sazonalidade do consumo de café. O foco do estudo está situado na Estrada de Porto Acre, n°6050, km 01, Rio Branco-Acre. O café contri já domina 100% do mercado acriano, com um sistema simples a empresa investe na produção e seus funcionários.

Café Contri

O Café Contri foi criado há 25 anos pelo empresário Adalberto José Moreto, na época comprava-se café de Rondônia e de outros estados, pois no Acre não havia produção suficiente. Hoje o Acre já é auto suficiente na produção de café e isso é muito importante porque além de gerar renda para os produtores ele faz com que o dinheiro gire aqui dentro do Estado estimulando a economia local. A produção gera dinheiro e ele sustenta o desenvolvimento. Gerando 29 empregos diretos a empresa bate o Recorde de 1.931 dias sem acidentes no trabalho. O trabalho tem que se estende por toda a cadeia produtiva, antes a empresa comprava o café bruto e fazia na fábrica a limpeza dos grãos. Hoje isso é feito na zona rural, a casca é ótimo adubo orgânico que retorna para as lavouras melhorando a produção. Os cuidados e investimentos não se restringiram à fábrica, mas na criação de um sistema que envolve produtores organizados em associações, através das quais, o Café Contri repassa orientação técnica, financia a colheita e efetua o pagamento da produção Ideal que funciona no ramal Granada, por exemplo, eles têm seis pessoas responsáveis por orientar todas as fases do cultivo, colheita e beneficiamento da produção. A empresa praticamente não compra café de produtores isolados, só daqueles mais antigos e já bem conhecidos, dão preferência aos organizados em grupos, associações e cooperativas. A empresa encontra sua matéria prima em praticamente todos os municípios do Acre, destaca Acrelândia, especialmente a região do ramal Granada como zona onde acontecessem as maiores colheitas. No mercado do café há uma tendência natural pela regionalização das marcas, assim sua produção está destinada a entender, principalmente, o mercado acreano. Deste modo o café Contri hoje é vendido em todos os municípios dos Vales do Acre, Taruacá-Envira, Juruá e municípios fronteiriços em Rondônia e Amazonas como Boca do Acre, Extrema e Nova Califórnia. O café não produz resíduos industriais, isso exigiu investimentos como os três técnicos que orientam os produtores. A empresa ainda não está importando café para os países vizinhos, pois espera a conclusão da estrada do pacífico.

Matéria prima ou Produto intermediário

Somente podem ser considerado como matéria prima ou produto intermediário, além daqueles que se integram ao produto novo, os bens que sofrem desgaste ou perda de propriedade, em função de ação de ação diretamente exercida sobre o produto em fabricação ou proveniente de ação exercida diretamente pelo bem em industrialização e desde que não corresponda a bens do ativo permanente, ou seja, a definição de matéria prima é a seguinte: todo o material que está agregado no produto e que é empregado na sua fabricação, tornando-se parte dele.

O Café Contri tem como matéria prima o café bruto.

Café Canilom- de sabor forte, de cor acentuada, e é produzido no estado;

Café catuí- de sabor aguçado, de cor fraca, e é produzido nas regiões mais frias do Brasil.

Estocagem do Produto

O armazém do café contri tem capacidade para armazenar 200 toneladas de café. A empresa chega a produzir de 30 a 60 toneladas de café por mês.

Produtos

Café contri ( é o principal produto da empresa),estima-se que 100% da população acreana consomem o café contri;

Café Sarah (2° linha);

Café cc (casa dos cereais);

Café Feijó;

Café Moinho Verde;

Café Anna Sara

Estratégia de marketing

Quando se percebeu que as vendas tinham caído negociaram com o supermercado Casa dos cereais e lançaram o café cc(casa dos cereais). E logo em seguida, lançaram o café Feijó, que é muito consumido no município.

Arquivos

Atualmente, as organizações públicas e privadas estão transformando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com