TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Aula Prática

Trabalho Escolar: Relatorio De Aula Prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 5

TECIDO CARTILAGINOSO - TRAQUEIA

A traqueia é formada por numerosos anéis cartilaginosos, abertos por sua região dorsal, que é adjacente ao esôfago. Estes anéis são distribuídos uns sobre os outros e estão ligados por tecido muscular fibroso.

Cartilagem Hialina

São bem resistentes e fortes, pois são formadas por densas fibras colágenas.

Corte de traqueia (cartilagem hialina). Essa cartilagem é do tipo hialina, sua matriz possui fibras colágenas tipo II (não visíveis), glicosaminoglicanas sulfatadas e ácido hialurônico (basofilia). Observa-se que a cartilagem hialina (cabeça de seta preta) aparece revestida por tecido conjuntivo denso ordenado (seta preta), denominado de pericôndrio. Células presentes no tecido cartilaginoso: - Condroblastos (cabeça de seta azul): alongados, próximos à periferia (ao pericôndrio), com citoplasma pouco corado e núcleo vesiculoso. - Condrócitos (cabeça de seta verde): células arredondadas, observadas isoladas ou em grupos de até oito células (grupos isógenos) situados em lacunas na matriz. Coloração: Hematoxilina e Eosina (HE).

• Para que serve cartilagem na traqueia?

O caminho do ar da traqueia está rodeado por uma série de anéis de cartilagem em forma de —C que têm por finalidade impedir que as paredes do tubo se colapsem.

A traqueia se divide para alcançar os pulmões, o esquerdo sendo menor do que a direita: a esquerda é 1, 5 cm de diâmetro e 2 cm para a direita porque o pulmão esquerdo tem apenas dois lóbulos, enquanto que à direita, mais volumoso, tem três. Não interfere com os nossos movimentos, porque os anéis cartilaginosos fornece flexibilidade.

A cartilagem tireoide é a maior das nove cartilagens que formam o esqueleto laríngeo, a estrutura cartilaginosa dentro e em volta da traqueia que contém a laringe.

Serve para proteger as cordas vocais e é local de inserção para músculos e adaptar todas elas a boca.

Discos intervertebrais

Cartilagem Fibrosa

Possui pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição. É formada por fibras colágenas de alta densidade, portanto suporta altas pressões.

Disco intervertebral: é um disco de fibrocartilaginoso presente entre os corpos das vértebras, que se articulam umas com as outras de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura. Essas articulações entre as vértebras são realizadas através do disco intervertebral, e entre os processos articulares dos arcos vertebrais.

O disco intervertebral é descrito como um sistema hidráulico complexo que absorve choques permite uma compressão transitória e, devido ao deslocamento do líquido dentro do continente elástico, permite o movimento. Pode ser comparado a um amortecedor mecânico de choques.

São estruturas fibrocartilaginosas que possuem o mesmo formato da vértebra, situam-se entre os corpos das vértebras, promovendo união, alinhamento e certa mobilidade as vértebras vizinhas, como também absorve as forças de tração muscular, gravidade e carga, que de outro modo, tenderiam a esmagar uma vértebra contra a outra.

Esse tipo de cartilagem conhecida como fibrocartilagem. Possui características histológicas intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem. É um tipo de cartilagem que está sempre associada ao tecido conjuntivo denso. Ao contrário dos outros tipos de cartilagem, a substância fundamental da matriz é mais escassa. Diferentemente das cartilagens elástica e hialina, a fibrocartilagem não é envolvida por pericôndrio. Na cartilagem fibrosa os condrócitos formam fileiras alongadas de células e as fibras são compostas principalmente de colágeno do tipo I.

Ossificação endocondral:

• Tem inicio em uma cartilagem hialina;

• Responsável pela formação dos ossos curtos e longos;

• Primeiro a cartilagem hialina sofre modificações, havendo hipertrofia dos condrócitos e morte por apoptose dos mesmos, redução e mineralização da matriz cartilaginosa;

• Depois as cavidades antes ocupadas pelo condrócitos são invadidas por capilares sanguíneos e células osteogênicas. Tais células diferenciam-se em osteoblastos, que depositarão matriz óssea sobre os tabiques de cartilagem ossificada.

Corte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com