TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Determinação Do Ferro

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Determinação Do Ferro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

nalítica Quantitativa Experimental

1 1. INTRODUÇÃO

As titulações de oxidação e redução são métodos de análise em que as reações envolvidas são de transferência de elétrons entre as substâncias, consequentemente, as reações de oxidação e redução podem ser desdobradas em duas semi-reações: uma envolvendo a “doação de elétrons” e outra envolvendo a “fixação” destes elétrons.

As espécies capazes de doar elétrons são agentes redutores e aquelas capazes de receber elétrons são agentes oxidantes. Quando um agente redutor age como tal, ou seja, doa elétrons a uma espécie, ele reduz esta última e ele próprio é oxidado. Da mesma forma, quando um agente oxidante atua como tal, isto é, fixa elétrons oriundos de um agente redutor, este último é oxidado e ele próprio sofre redução. Em uma reação de oxidação e redução, a relação do número de mols do agente redutor para o número de mols do agente oxidante é tal que o número de elétrons doados pela primeira espécie iguala-se exatamente aquele número de elétrons fixados pela segunda. Para a oxidação de Fe2+ pelo MnO4- , as semireações são:

+5 +8 →  +4 

Na primeira semi-reação, a carga líquida do lado esquerdo é (-1-5+8) = 2, que é a mesma da direita. Note também que a semi-reação Fe2+ / Fe3+ foi multiplicada por

5, de tal modo que o número de elétrons ganhos pelo MnO4- é igual ao número de elétrons perdidos pelo Fe2+ . A equação balanceada fica assim:

+ 5  + 8 →  + 5  + 4 

O poder de oxidação de uma espécie está ligado à sua capacidade de receber elétrons de uma outra fonte (espécie química ou uma fonte eletromotriz), diminuindo seu número de oxidação. As reações de oxidação e redução que interessam à Química Analítica são, em maior parte, reações reversíveis.

Em algumas titulações de oxidação e redução, o ponto final da titulação pode ser determinado pela alteração das colorações das substâncias envolvidas na reação. Em outros casos, isto não é possível, sendo necessário o uso de indicadores próprios, que são também sistemas de oxidação e redução.

Um dos métodos utilizados em titulações de oxidação e redução é a permanganometria que utiliza soluções de permanganato, que é um forte agente oxidante, para titular soluções de algumas substâncias redutoras. A mais importante técnica permanganométrica baseia-se na redução do permanganato a Mn2+, em meio ácido.

O permanganato de potássio (KMnO4) não é um reagente-padrão primário e as suas soluções são relativamente instáveis. Para ser utilizado como padrão, o permanganato deve ser padronizado com o reagente-padrão primário oxalato de sódio (Na2C2O4) e essa padronização repetida periodicamente. A solução de permanganato de potássio possui coloração violeta intensa. Na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato, não sendo necessário o uso de indicadores.

2. OBJETIVOS

• Padronizar uma solução de KMnO4 por titulação com Na2C2O4 em meio ácido;

técnica de permanganometria dentro da titulação de oxi-redução

• Determinar a quantidade de íons Fe2+ em uma amostra, utilizando a

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1. Materiais

Bureta de 50 mL; Agitador magnético com sistema de aquecimento; Barras magnéticas (peixinhos); Suporte universal com garra; Erlenmeyer; Pipeta volumétrica de 25 mL; Pêra de borracha;

3 Béqueres.

3.2. Reagentes

Permanganato de potássio (KMnO4) Oxalato de sódio (Na2C2O4) Sulfato ferro (I) (FeSO4) Ácido sulfúrico (H2SO4)

3.3. Procedimento

• Calculamos a massa de Na2C2O4; • A partir da massa de Na2C2O4 diluímos para um balão volumétrico de125mL;

• Da solução de Na2C2O4 tiramos uma alíquota de 25 mL, e colocamos em um erlenmeyer;

• Adicionamos 15 mL de H2SO4 0,5 M junto a alíquota de 25 mL; • Na bureta, já escorvada com água e depois com a solução de permanganato;

• Completamos a bureta com a solução de KMnO4, acertamos o menisco, secamos a ponta da bureta e iniciamos a titulação;

• O erlenmeyer foi colocado sobre uma chapa de aquecimento com agitação magnética;

• Na segunda parte titulamos o FeSO4 com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com