TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        

SABRINA CARDOSO DE FREITAS – RA 1299936625

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

II

        

SOROCABA- SP

2014[pic 2]

[pic 3]        

SABRINA CARDOSO DE FREITAS – RA 1299936625

                RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

II

        

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

SOROCABA- SP

2014[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO................................................................................5
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................7
  4. REFERÊNCIAS...........................................................................................9

[pic 6]


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve as atividades referentes ao período de Estágio Supervisionado II obrigatório do Curso Superior de Serviço Social, oferecida pelo Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp, pólo Sorocaba. O estágio teve início no dia 26 de agosto e término no dia 25 de novembro de 2014 e foi realizado na Instituição Lar da Mônica no município de Piedade – SP.

Nesse período, juntamente com a supervisora de campo, obteve-se o acompanhamento em visitas domiciliares, e o acompanhamento na rotina dos abrigados, tais atividades serviram de base para a elaboração do Projeto de Intervenção.

Durante o período do estágio, pode-se associar o aprendizado teórico-metodológico com a prática do profissional na Instituição, e levantar a partir dessa associação, pontos relevantes para a interlocução dos estudos sobre a Política de Atenção à Criança e Adolescente e o trabalho no Terceiro Setor com a atuação profissional na prática nessas áreas.

Mediante atividades, experiências, questionamentos e reflexões chega-se a conclusão da importância do Estágio Supervisionado para a formação acadêmica e profissional.

  1. DESENVOLVIMENTO

O abrigo Lar da Mônica trabalha na Proteção Social Especial de Alta Complexidade atuando na proteção de indivíduos os quais tiveram seus direitos violados e os laços afetivos rompidos. Esse serviço oferece atendimento a crianças e adolescentes que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem, funcionando como moradia provisória, até que seja viabilizado o retorno à família de origem e/ou encaminhamento para família substituta, quando for o caso, ou alcance da autonomia. O abrigo oferece proteção integral através da provisão de vestuário, alimentação, higienização e acompanhamento psicossocial.

A Instituição trabalha de forma séria e eficaz, na proteção dos menores e na sua inserção aos seios familiares. Durante o período de estágio, pode-se verificar o seu histórico e constatar que no inicio de 2012 havia no Lar, aproximadamente 40 menores, e hoje com o efetivo trabalho da equipe multiprofissional o Lar abriga apenas 12 menores. A principal preocupação da instituição é o fortalecimento de vínculos, para que seja possível, a cada vez mais, o retorno dos menores aos seus lares.

Durante a permanência das crianças e adolescentes na instituição, a família passa por um processo de readaptação, para que seja inserida em seu contexto a importância, a responsabilidades e valores, que os pais precisam adquirir para a criação de seus filhos. E nessa fase do processo, por vezes a família precisa ganhar novamente a confiança de seus filhos e, por consequência os menores, precisam se sentir seguros em meio a sua família.

Tendo em vista essa preocupação é pertinente a elaboração e implantação de um Projeto de Fortalecimento Vínculo, que ao mesmo tempo, que precisa ser sério, possa ser feito de maneira lúdica ao ponto que cative a atenção dos menores e a participação da família.

A “interação com adultos e outras crianças e o brincar contribuirão para o processo de socialização, ajudando-as a perceber os papéis familiares e sociais e as diferenças de gênero, a compreender e aceitar regras, a controlar sua agressividade, a discernir entre fantasia e realidade, a cooperar, a competir e a compartilhar, dentre outras habilidades importantes para o convívio social” (SEDH / PR, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com