TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Inorganica

Exames: Relatorio Inorganica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O hidrogênio é o elemento que apresenta mais simples estrutura atômica. É o elemento mais abundante do universo e o décimo quinto mais abundante na Terra. É um gás incolor, inodoro e insípido. Possui propriedades químicas muito variáveis, apesar do seu único elétron e, sob certas circunstancias pode se ligar a mais de um átomo simultaneamente. É um elemento de grande instabilidade e, consequentemente, muito reativo, que tende a ajustar seu estado eletrônico de diversas formas. Quando perde um elétron, constitui um cátion H+, que é na realidade um próton. Na sua forma atômica, pura, hidrogênio ocorre muito raramente, pelo que na generalidade dos casos, se pretendermos obter hidrogênio, temos de extrair de outros compostos.¹

O hidrogênio como combustível e fonte de energia está sendo pesquisado em vários países do mundo, constituindo uma terceira geração de combustíveis cuja entrada em operação comercial é prevista para o pós-2030.²

O hidrogênio apresenta algumas vantagens: traz benefícios ambientais (em sua combustão gera apenas vapor d'água como subproduto, e não compostos de carbono que causam emissões de gases de efeito estufa); e é um recurso ilimitado (que, combinado com o oxigênio, na forma de água, existe em grande quantidade).²

Mas há algumas barreiras à expansão do uso do hidrogênio como combustível e fonte de energia: não se trata de um combustível primário (não é encontrado na natureza em estado puro, em quantidade significativa); há dificuldades em seu armazenamento para uso veicular (é um composto de baixíssima densidade, que ocupa muito volume, mas uma alternativa é o seu armazenamento na forma de hidretos, compostos instáveis que o liberam lentamente); sua produção a partir de recursos renováveis ainda não é economicamente competitiva; e as tecnologias para eliminação completa de carbono do ciclo produtivo ainda estão em desenvolvimento.

As principais rotas hoje existentes para a produção do hidrogênio são reforma do gás natural ou de etanol; gaseificação de carvão ou biomassa; eletrólise da água; rotas fermentativas; e processos combinados, como energia solar associada à eletrólise.

Há diversas maneiras de se obter o gás hidrogênio, uma delas a partir de reações de deslocamento. Devido a reatividade do hidrogênio, observa-se que pode-se utilizar alguns metais alcalinos e alcalino-terrosos para se obter hidrogênio a partir do deslocamento do mesmo em algum composto por esses metais.

2. OBJETIVOS

Obtenção de hidrogênio.

3. METODOLOGIA

Ao chegarmos no laboratório, já havíamos encontrado as soluções de ácido de base prontas, o que nos poupou tempo para o preparo, sendo elas de 2 mol/L de ácido (HCl) e 2 mol/L de base (NaOH).

Utilizamos um pera e uma pipeta para manusear as quantidades necessárias de reagentes. Colocamos 0,3 g de Al em cada tubo de ensaio (Figura 1 e Figura 2).

Figura 1 Figura 2

Depois utilizamos a pipeta e adicionamos 5 mL da solução de NaOH em um dos tubos e outros 5 mL da solução de HCl no outro. No tubo onde a reação ocorreu de forma mais rápida (NaOH), tampamos a saída do tubo com o dedo para não deixar o gás que estava sendo formado escapar. Depois de aumentar ligeiramente a pressão dentro do tubo, tiramos o dedo da saída do tubo e imediatamente encostamos o fósforo aceso na saída do tubo.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com