TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Inorgânica: Resultados e Discussões

Por:   •  13/3/2016  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

5. Resultados e Discussões

5.1 Parte I

 a) Após a adição de 2 mL de agua no Becker contendo oxido de magnésio percebeu-se o aspecto pastoso da solução, com a adição de mais 25 ml a solução se tornou leitosa mas logo observou-se  f

ormação de um precipitado de hidróxido de magnésio (1). Quando as mesmas 2ml de agua foram adicionadas ao Becker contendo oxido de cálcio a solução apresentou caráter mais liquido, após a adição de 25 ml de agua a solução permaneceu branca, porem ocorreu a formação de hidróxido de cálcio (2) precipitado, porem em menores quantidades do que o magnésio.

  1. MgO + H2O → Mg(OH)2
  2. CaO + H2O → Ca(OH)2

Com a filtragem de ambas as soluções e a posterior adição de fenolftaleína observou-se um coloração muito mais intensa na solução de hidróxido de cálcio, indicando pH muito mais básico do que a solução de hidróxido de magnésio.

b) Os hidróxidos aumentam consideravelmente a sua solubilidade com a dimensão do íon metálico, assim o hidróxido mais solúvel é o Ba(OH)2. A basicidade dos hidróxidos se deve ao numero de hidroxilas livres em solução, desse modo aqueles mais solúveis apresentarão caráter mais básico conforme a ordem:

Mg < Ca < Sr < Ba

        Ao adicionar fenolftaleína nos tubos contendo os hidróxidos, foi possível observar uma maior coloração na solução de hidróxido de bário e nenhuma mudança de coloração da solução de hidróxido de magnésio, isso, pois a quantidade de hidroxilas livres nessa solução seriam tão baixas a ponto de não indicarem um pH básico. Com a adição do sulfato de cobre era esperado a formação de um precipitado azul de hidróxido de cobre II, conforme a reação:

        Cu2+ + 2OH- → Cu(OH)2(s)

        Não ocorreu a formação de precipitado na solução de hidróxido de magnésio uma vez que a quantidade de íons hidroxilas livres era tão menor quanto à quantidade mínima para se iniciar a precipitação, o precipitado pode ser observado nas soluções de hidróxido de bário e de cálcio.

5.2 Parte II

Após soprar dióxido de carbono a ambas as soluções o CO2 reagiria com a agua formando acido carbônico segundo a reação:

CO2 + H2O --> H2CO3

        Assim era esperado que as soluções se tornassem turvas ou leitosas, indicando a formação de partículas em suspenção de carbonatos insolúveis. A solução de hidróxido de cálcio não turvou com facilidade demandando certo tempo para que uma pequena turvação fosse observada. Já na solução de hidróxido de bário a solução se tornou leitosa rapidamente indicando uma maior presença de hidroxilas livres em solução como era esperado. As reações de formação dos carbonatos estão indicadas a baixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com