TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Ponto De Fusao

Ensaios: Relatorio Ponto De Fusao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O experimento teve como objetivo analisar os pontos de fusão de compostos orgânicos como β-naftol, naftaleno e duas amostras com a mistura desses compostos. No ensaio, foi utilizado o método do tubo capilar e equipamento de ponto de fusão, medindo a diferença de temperatura com termômetro. Os pontos de fusão inicial e final resultante, foram: β-naftol, 125-135ºC; naftaleno 94-97ºC; a mistura de 25/75 de β-naftol e naftaleno, 87-93ºC e a mistura com 75/25 de β-naftol e naftaleno 83-92ºC. Segundo a literatura apenas o β-naftol teve um resultado satisfatório de ponto de fusão, para o composto naftaleno se obteve um resultado acima do encontrado na bibliografia. Logo, podemos afirmar que a aplicação da técnica descrita foi satisfatória para os compostos dentro da data de validade.

Introdução

1 – Pureza de Compostos.

Uma substância no seu estado puro, de acordo com Lenzi (2004), apresenta propriedades físicas, físico–químicas e químicas características que são chamadas de constantes, nelas existem a propriedades de ponto de fusão, a densidade, o ponto de ebulição, o índice de refração, a absortividade molar etc. O ponto de fusão de uma substância pura é a temperatura em que a fase sólida e a fase líquida coexistem, ou seja, entram em equilíbrio. Nesse ponto existe um acréscimo de energia (calor) que é utilizado para romper a estrutura sólida, e a temperatura permanece constante até que a substância tenha se fundido completamente. O acréscimo de energia sem que haja aumento de temperatura é chamado de calor latente de fusão e a energia utilizada pelo sistema para elevar a temperatura é chamada de calor sensível (LENZI, 2004).

O ponto de fusão é a temperatura na qual a pressão de vapor na fase sólida é igual à pressão de vapor na fase líquida. Nesta situação, as duas fases estão em equilíbrio. A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50 e 300ºC. Uma substancia orgânica pura geralmente possui um ponto de em uma faixa estrita de temperatura, num intervalo que não excede 0,5 – 1,0 ºC.

2 – Lei de Raoult

Resultado e Discussão

Realizou-se 4 experimentos, duas para a mistura de 25/75 e outra de 75/25 de β-naftol com naftaleno e duas amostras puras (β-naftol e naftaleno), e observou-se os seguintes resultados:

Para as misturas:

Amostra Ponto de Fusão Teórico Ponto de Fusão no experimento Substância

B 123 ºC 125-135 ºC β-naftol

C 80 ºC 94-97 ºC naftaleno

Para o padrão:

Amostra Proporção Ponto de Fusão no experimento

BC-1 25/75 87-93 ºC

BC-2 75/25 83-92 ºC

Através dos resultados obtidos nas medidas do ponto de fusão das substâncias puras, que quanto maior a quantidade em proporção de β-naftol menor será o ponto de fusão da mistura. Pode-se perceber que o valor teórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com