TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Pratica 4

Artigo: Relatorio Pratica 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  2.889 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO QUÍMICA EXPERIMENTAL

PRÁTICA: SISTEMAS E REAÇÕES QUÍMICAS

NOME: André Lima Teles MATRICULA: 0299873

CURSO: Engenharia Mecânica TURMA: H1

PROFESSOR: Neto DATA: 29/05/2008

OBJETIVOS:

• Reconhecer reações químicas através de evidencias experimentais.

• Identificar tipos de precipitados.

• Através de reações de precipitação em meio aquoso, sintetizar pigmentos inorgânicos.

• Utilizando propriedades químicas, conseguir identificar compostos.

INTRODUÇÃO:

Reação química significa o reagrupamento dos átomos entre substancias de um sistema, diferentemente de reações físicas que só envolvem seu estado, temperatura, etc. Ela é representada por uma equação química que dá informações qualitativas e quantitativas.

A equação deve fornecer a descrição da reação quando os reagentes são misturados. A equação deve informar a formula dos reagentes (substâncias à esquerda) e dos produtos (substancias a direita), alem do seu estado físico e da sua quantidade.

Exemplo de reação química onde A e B são reagentes e C e D são produtos.

A(l) + B(s)  C(g) + D(aq)

Primeiramente teremos que deduzir se ouve reação química entre substâncias, mas que evidencias são capazes de afirmar se ouve reação ou não? Podemos descobrir se ouve reação de varias formas, tanto usando critérios qualitativos como quantitativos. Podemos saber através de: borbulhamento na solução, formação de precipitados, mudança de cor, mudança de odor, transferência de energia (mudança de temperatura).

Entre os vários efeitos que indicam ocorrência de reação química, a mais marcante é a formação de precipitado. Reação de precipitado é muito comum, envolve íons que reagem e formam sólidos. Muitos sais são facilmente dissolvidos em água, ou seja, formam íons. Quando dois o mais sais desses são dissolvidos, seus íons estão livres para interagirem, e as interações mais favoráveis formam precipitados.

Exemplo: AgNO3 e KCL.

AgNO3(s) + KCL(s)  Ag+(aq) + NO3-(aq) + K+(aq) + Cl-(aq)  AgCl(s) + K+(aq) + NO3-(aq)

A formação do AgCl (precipitado) indica a retirada dos íons Ag+ e Cl- da solução.

Os tipos de precipitados variam muito. Dependem basicamente do tamanho e da forma de cada partícula. Existem os seguintes tipos de precipitados: cristalino, granular, finamente dividido, coloidal tipo gelatinoso, coloidal finamente dividido.

Cristalino é reconhecido pela presença de partículas pequenas de formato regular e superfície lisa. Os cristais se parecem muito com sal de cozinha ou açúcar. Sedimentam-se facilmente, alem de ser fácil sua filtração. É o precipitado mais desejado.

Granular é facilmente sedimentado, alem de ser bastante irregular. Assim facilmente distinguida. Consiste de pequenos grãos parecidos com café moído.

Finamente dividido é formado por partículas extremamente pequenas, invisíveis ao olho nu quando individuais. Sua aparência é comparada a farinha de trigo. É um dos precipitados mais difíceis de trabalhar, pois demora muito a se sedimentar.

Coloidal tipo gelatinoso como o nome já diz, parece uma gelatina seu precipitado. É uma massa bastante compacta e difícil de trabalhar. Pois acumula muito impurezas sendo difícil sua limpeza total.

Coloidal finamente dividido é um exemplo extremo de um precipitado finamente dividido. Pois suas partículas são tão pequenas que são difícil de sedimentar, atravessando até poros de filtros.

Precipitados que tornam a solução opaca, sem que haja precipitado no fundo, significa que tem partículas solidas suspensas que impedem a penetração da luz ou elevada concentração de substancias escuras que absorvem totalmente a luz.

Outro item a ser discutido com cuidado é a mudança de cor para afirmar se ouve reação química. Nem todas as mudanças de cores podem afirmar isso. Caso haja dois reagentes de cores diferentes gerando um produto com outra cor, só podemos afirmar se ouve reação química se a cor desse produto for totalmente inesperada. Caso haja somente uma combinação de cores como azul mais amarelo gerando verde, não podemos concluir nada dessa reação. Logo teremos que ter cuidado.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Parte A – Mudança de cor

1. Misture em um tubo de ensaio, solução de 0,2M de CuSO4 e 0,2M de Fe2(SO4)3. Observe bem os reagentes antes de serem colocados em contato e o que resulta após. Conserve uma anotação de todas as observações.

2. Em um outro tubo de ensaio, realize o mesmo teste agora com os reagentes K2CrO4 0,3M e H2SO4 1M. Em um terceiro tubo de ensaio, repita o procedimento com CuSO4 0,2M e NH4OH 3M.

Anote os seus resultados na tabela abaixo:

PROCEDIMENTOS OBERVAÇÕES CONCLUSÃO

CuSO4 + Fe2(SO4)3 Azul + Amarelo = Verde O verde era a cor que esperávamos, logo não dá para garantir reação.

K2CrO4 + H2SO4 Amarelo + Incolor = Laranja A cor que esperávamos era o amarelo, mas obtivemos o laranja, logo houve reação.

CuSO4 + NH4OH Azul + Incolor = Azul Escuro Esperávamos um azul claro, mas obtivemos um azul escuro, logo houve reação.

Parte B – Tipos de precipitado

1. Observe e compare os precipitados obtidos com os sistemas abaixo, deixe-os de lado enquanto prossegue com a prática para obervar mudanças ocorridas e velocidade de sedimentação.

Anote seus resultados na tabela abaixo.

a) HCl 1M + AgNO3 0,1M

b) BaCl2 0,1M + H2SO4 1M

c) MgCl2 1M + NaOH 3M

d) Na2S2O3 0,1M + H2SO4 1M

Reação Observações Tipo de precipitado

HCl + AgNO3 Formação de pequenos grãos irregulares Granular.

BaCl2 + H2SO4 Partículas extremamente pequenas, invisíveis ao olho nu, individuais. Finamente dividido.

MgCl2 + NaOH Precipitado com aparência gelatinosa. Coloidal gelatinoso.

Na2S2O3 + H2SO4 Partículas formadas, mas extremamente pequenas. Coloidal finamente dividido.

Parte C – Reação com formação de gás

1. Observe as mudanças ocorridas nas reações a seguir:

a) NaHCO3 ,1M + HCl 1M – Observasse a liberação de gás, ou seja, houve reação.

b) Mg (s) + HCl 1M – observasse a liberação de gás e de calor, ou seja, houve reação.

Parte D – Propriedades Químicas de um Composto

Realize uma serie de testes para analisar as propriedades químicas de Sulfato de cobre, dicromato de potássio, cloreto de magnésio, hidróxido de sódio e carbonato de sódio com os reagentes acido sulfúrico e hidróxido de amônio procedendo de acordo com os itens abaixo.

I. Adicione 1mL de cada uma das substancias que serão investigadas cada uma em um tubo de ensaio e acrescente a todas 1mL de acido sulfúrico 1M. Verifique as mudanças ocorridas e preencha a tabela abaixo.

II. Repita o procedimento acima utilizando como segundo reagente 1mL de hidróxido de amônio 3M. Verifique as mudanças ocorridas e preencha a tabela abaixo.

III. Na bancada existem algumas soluções desconhecidas marcadas como X, Y e Z. Estas soluções podem ser identificadas como: sulfato de cobre, dicromato de potássio, cloreto de magnésio, hidróxido de sódio ou carbonato de sódio. Repetindo 1 e 2 da parte C com uma amostra desconhecida identifique a amostra.

H2SO4 1M NH4OH 3M

CuSO4 0,5M Nenhuma alteração foi observada. Observa-se a mudança de cor e a formação de precipitado.

K2Cr2O7 0,5M Mudança de cor Nenhuma alteração foi observada.

MgCl2 1M Nenhuma alteração foi identificada. Liberação de gás e formação de precipitado.

NaOH 3M Variação de temperatura. Nenhuma alteração foi identificada.

Na2CO3 1M Observa-se a formação de gás. Nenhuma alteração foi observada.

Amostra desconhecida: MgCl2 Nenhuma alteração foi observada. Formação de precipitado e liberação de gás.

Parte E – Exemplo de análise qualitativa

1. Determinação do níquel – a uma solução 0,1M de NiCl2 em HCl 0,1M, acrescente algumas gotas de Nh3 e a seguir conco gotas do reagente dimetilglioxima (CH3CNOHCH3) em solução alcoólica 1%.

I) No final da reação, houve um precipitado granular de cor rosa, ou seja, houve reação. Se houve reação realmente há níquel na reação.

2. Determinação do ferro – faça reagir uma solução de FeCl3 0,1M em HCl 0,1M com uma outra de NH4SCN 0,1M.

II) Não precipitou e nem mudou de temperatura, mas mudou sua coloração para um vermelho sangue, ou seja, há ferro na reação.

3. Determinação de cloreto – a uma solução contendo NaCl 0,1M, acrescente algumas gotas de solução de AgNO3.

III) No final da reação, houve um precipitado granular, afirmando a presença de cloreto na reação.

CONCLUSÃO:

Feito o experimento, ficou claro o conceito de reação química, diferenciando de reações físicas, explicando a fórmula e ensinando a identificar realmente se houve reação química. Explicando detalhadamente os requisitos para ser reação, dando ênfase aos precipitados.

Ao longo do experimento aprendemos a identificar reações através da mudança de cor com a parte A do experimento, aprendemos a identificar os tipos de precipitados com a parte B, aprendemos a identificar a formação de gás na parte C, a estudar as propriedades químicas na parte D e a fazer analises qualitativas na parte E.

Enfim, este relatório é de grande importância para quem quer se aprofundar nessa área.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Reac%C3%A7%C3%A3o_qu%C3%ADmica

2) http://clebiolim.vilabol.uol.com.br/relqui2.htm

3) Manual de Laboratório Química Geral para Engenharia – UFC

RELÁTORIO QUÍMICA EXPERIMENTAL

PRÁTICA: SISTEMAS E REAÇÕES QUÍMICAS

Aluno: André Lima Teles

Curso: Engenharia Mecânica – Centro de Tecnologia

Matricula: 0299873

Data: 29/05/2008

Fortaleza - CE

Maio 2008

...

Baixar como  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »