TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio I

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.154 Palavras (17 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

LUIZ CARLOS DOS REIS – RA 366565

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Fortaleza – Ceará

2015-1

[pic 3][pic 4]

LUIZ CARLOS DOS REIS   RA- 366565

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I

Fortaleza – Ceará

2015-1

SUMÁRIO

  • Introdução

1.1-Histórico da Instituição

1.2-Projeto Terapêutico

1.3-Objetivos; Geral e Específico

1.4-Organograma

1.5-Metodologia

1.6-Programas

1.7-Projetos

1.8-Atividades em Grupo

1.9- O Serviço Social na Instituição

1.10-Considerações Finais

      1.11- Referências

INDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Luiz Carlos dos Reis

Curso: Serviço Social                 Telefone: (85) 8621-0851

E-mail: luiz.reis@conab.gov.br

Estágio Supervisionado II

Local de Estágio: Hospital Nosso Lar

Endereço  Avenida Carapinima Nº 2424 Benfica  CEP: 60.015-290.

Telefone: (85) 3206-3550

Supervisora Acadêmica: Antônia Eliana Sampaio de Freitas  CRESS  2199

Supervisora de Campo: Nadja Socorro Almeida Prata   CRESS   2627

Carga horária: 80h          Inicio: 19/01/15          Término: 11/02/15

  1. INTRODUÇÃO

           O presente trabalho retrata uma experiência de estágio no Hospital Nosso Lar pertencente à Instituição Espirita Nosso Lar, com a finalidade de desvendar sua dinâmica e funcionamento, considerando para isso os aspectos estrutural e conjuntural da referida instituição. Dentro de uma visão crítica e ética explanar acerca das características gerais da instituição e seus objetivos, bem como as relações sociais e também sobre os dispositivos legais que norteiam a implementação das normatizações.

          Segundo Luz (1996), para tornar a analise institucional um instrumento importante no estudo das contradições intra-institucionais em conjunturas específicas, é necessário levar em consideração alguns parâmetros: o primeiro deles é ir além de seu aspecto estrutural, pois as normas têm como função regulamentar o seu funcionamento; o segundo parâmetro é observar a tentativa de implementação dessas mesmas regras em instituições que atendem pacientes com Transtorno Mental e ou Dependência Química.

         O Brasil, acompanhando a onda de renovação no atendimento mental, implantou uma Reforma no Sistema de Saúde Mental, onde a pessoa com transtorno mental deixou de ser vista como um estorvo social e passou a ser um sujeito de direitos. No Ceará a reforma implantou vários serviços para a comunidade, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial- CAPS, o Hospital-Dia, Comunidades Terapêuticas, Leitos psiquiátricos em Hospital Geral e parcerias com o Programa Saúde da Família-PSF, isso porem anda muito lentamente, com dificuldades e entraves de ordem politica e econômica.

          Essa Reforma que trouxe mudanças no paradigma político-social iniciou a reestruturação dos serviços prestados aos pacientes, abolindo práticas antigas e objetivando a reabilitação psicossocial da pessoa com transtornos mentais, através de equipe multidisciplinar buscando cumprir o que determina a Lei 10.216/2001 que assegura os direitos da pessoa com transtornos mentais.

                                    HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

                       

          A Instituição Espirita Nosso Lar proprietária do Hospital Psiquiátrico Nosso Lar situada á Avenida Carapinima Nº 2424, no Bairro Benfica em Fortaleza- Ce  é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de caráter filantrópico que tem como objetivo maior a assistência material, moral e espiritual a pessoas carentes. A instituição está instalada numa área de 10.000 metros quadrados e com 6.000ms construídos onde funciona o Hospital.

         A história da instituição começa em 1948 com o casal Antonio Leite Araújo Filho e sua esposa a Sra. Maria José Leite de Araújo, que vendo a situação de crianças órfãs e ou abandonadas em situação de risco social

decidiu abrir uma casa que as abrigasse e aliviasse o sofrimento delas, baseadas em princípios espiritualistas e cristãos para transformar os seus destinos e fazer delas cidadãos úteis à sociedade. A casa era mantida com o soldo do então Major do Exercito Antonio Leite de Araújo Filho. A partir de 1955 a casa ganhou personalidade jurídica passando a receber subvenção federal e doações de particulares. A entidade é reconhecida como de utilidade pública nos níveis federal, estadual e municipal.

        De 1948 a 2003 a instituição abrigou crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Nos anos 60 a ajuda do Estado quase sumiu e para não fechar, a Diretoria resolveu mudar as atividades e criou a Casa de Repouso Nosso Lar e a partir de 2003, o Hospital Psiquiátrico Nosso Lar para atender pessoas com transtorno mental. A instituição mantem convênios com o Sistema Único de Saúde- SUS- e outros planos de saúde para dar sustentabilidade aos projetos sociais. O Hospital Nosso Lar atende jovens e adultos com transtornos mentais de ambos os sexos, em regime de internação.

           Atualmente o hospital tem convênios com Universidades Públicas e Privadas, com Escolas Profissionalizantes de Enfermagem, tornando-se campo de estágio na área de saúde mental. E com o Banco do Brasil através do Programa Adolescente Aprendiz- PAA- para jovens com idade entre 15 a 17 anos e 10 meses, conforme diz o Artigo 428 e seguintes da CLT.  

           O hospital é a principal fonte de renda da Instituição para atingir o objetivo social a que se propõe, ou seja; dar assistência hospitalar com internação voluntária ou involuntária a pessoas com transtorno mental ou dependência química, com o objetivo de reabilitação psicossocial, tratamento humanizado e o restabelecimento da saúde, reinserção na família, trabalho e sociedade. Atendimento psiquiátrico individual de acordo com a necessidade de cada paciente, com plano terapêutico inclusive prescrição farmacológica, psicoterapia, terapia ocupacional, nutricional e social do paciente e da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com