TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

MARINA ANDRADE CALLEJON RA 422585

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

PROMISSÃO- SÃO PAULO

2015

[pic 2]

MARINA ANDRADE CALLEJON RA 422585

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

PROMISSÃO- SÃO PAULO

2015

Sumario

1

INTRODUÇÃO..........................................................................................

05

2

DESENVOLVIMENTO..............................................................................

06

3

CONCLUSÃO...........................................................................................

07

4        REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA...............................................................   09

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Marina Andrade Callejon

Curso: Serviço Social

Telefone (14)3541-6468 e-mail: marinacallejon@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: Estágio Supervisionado II

Local de Estágio: Legião Mirim de Promissão

Endereço: Av: José Orlando Pereira 296 Centro-Promissão/SP

Nome da Supervisora Acadêmica: Silvana Cristina Leopoldino Zanuto

Nome da Supervisora de Campo: Bruna Maestrelli Leandro Guerra

Carga Horária: 110 horas Início 28/08/2015 Término: 30/09/2015

I-INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado II do curso de Serviço Social foi desenvolvido com carga horária de 110 horas. A experiência de estágio tem como propósito, elaborar um projeto de intervenção em relação à atuação do profissional de Serviço Social, os problemas apresentados no decorrer do trabalho e propiciando a oportunidade de vivenciar a relação teoria/pratica, tão discutida no exercício da formação profissional para compreender então e conhecer as ações envolvidas pela Instituição.

            A vivência em campo de estágio tem ajudado o aprendizado, a reflexão e o conhecimento das ações desenvolvidas pela Instituição, contribuindo para a formação de uma consciência política e social do estagiário.

Como proposta de intervenção foi realizado um projeto com apresentação de uma palestra ministrada pelos integrantes do AA (Alcoólicos Anônimos) na área externa da instituição, no dia 30/09/2015 (quarta-feira) durante o período de estagio.

       

  II- DESENVOLVIMENTO

A Legião Mirim de Promissão é uma entidade civil, de caráter filantrópico, socioeducativa e capacitação para o trabalho. Tem por finalidade, amparar e educar social e profissionalmente, crianças e adolescentes, ambos os sexos, na faixa etária de 11 a 17 anos e 11 meses de idade, sem distinção de cor, condição social e credo religioso, proporcionando-lhes condições de desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade, em consonância com o ECA( Estatuto da Criança e do Adolescente).

.A meta é trabalhar para ser uma entidade prestadora de serviços com excelência, na aprendizagem dos jovens, baseado no compromisso, responsabilidade e integração social.Contribuir para o crescimento do numero de adolescentes mirins e prepara-los para ingressar no mercado de trabalho.

A entidade possui diversos projetos, sendo eles: para as meninas crochê, pintura em tecido e para os meninos jogos, informática e música. Foi iniciado recentemente na entidade um projeto novo chamado vínculos onde será oferecido o curso de corte e costura, e também o incentivo a leitura, foi projetado duas salas uma com maquinas de costura e acessórios necessários para a pratica do corte e costura e outra sala onde se tem inúmeros livros e jogos educativos,o objetivo desse novo projeto é propiciar um ambiente motivador, potencializador, acolhedor, instrutivo, produtivo e interativo, principalmente aos 187 adolescente que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho.e frequentam diariamente a sede da instituição no contra turno escolar. Desenvolvemos juntos a instituição um novo projeto chamado “ Jovem Consciente, Jovem Diferente” onde foi elaborado pelas estagiarias, executados pelos integrantes do AA ( Alcoólicos Anônimos) uma palestra sobre o alcoolismo no dia 30/09/2015 com a duração de 2 horas. Após o diagnostico social feito no estagio I identificou que 90% dos adolescentes não veem a bebida alcoólica como uma droga e não sabem o grande mal que causam ao organismo e ao contexto familiar, a palestra teve como finalidade a orientação, e esclarecimento de diversas duvidas sobre o tema abordado, e por fim depoimento de ex-dependentes do álcool.

     III- CONCLUSÃO

Através do Estágio Supervisionado II percebe-se a realidade do trabalho da Assistente Social confrontando a teoria com a prática, o que possibilitou dentro da instituição estabelecer a interlocução entre o percurso acadêmico e o fazer profissional.

            A Assistente Social da Legião Mirim de Promissão  trabalha diretamente com os jovens matriculados na entidade.A mesma realiza triagem e avaliação socioeconômica no ato da matricula, realiza visitas domiciliares e faz o  acompanhamento de casos e posteriormente faz os encaminhamentos necessários, além de orientar os jovens de forma geral quanto aos seus direitos e deveres perante as regras da entidade e  no âmbito social, contudo, acaba  realizando-se um trabalho em Rede, sendo esse trabalho em rede fundamental no cotidiano do trabalho do assistente social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com