TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Carboidratos

Trabalho Universitário: Relatório De Carboidratos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  11.013 Visualizações

Página 1 de 4

CARBOIDRATOS

1. INTRODUÇÃO

Carboidratos são as moléculas mais abundantes na natureza e têm uma grande importância, uma vez que exercem inúmeras funções vitais para as células e para os organismos como um todo. Os carboidratos são polihidroxi-aldeídos e cetonas, ou substâncias que os produzem por hidrólise e, em sua maioria, são solúveis em água, sendo os monossacarídeos mais solúveis que os polissacarídeos, com exceção do glicogênio, que é solúvel em água.

Alguns testes preliminares podem ser utilizados para o reconhecimento qualitativo de carboidratos em uma amostra, sendo que estes testes se baseiam nas propriedades químicas e comportamento dos carboidratos frente a reagentes diversos.

Os testes são os seguintes:

 Teste de Molisch: identifica carboidratos de um modo geral;

 Teste de Bial: identifica pentoses (aldopentoses ou cetopentoses) em forma livre ou combinada;

 Teste de Seliwanoff: é utilizado para identificar centoses através de coloração vermelha decorrente de condensação de furfural com o resorcinol;

 Teste de Benedict: identifica açúcares redutores;

 Teste de Barfoed: identifica os monossacarídeos;

 Teste do iodo: serve para identificar os amidos.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral

Reconhecimento qualitativo de carboidratos baseado nas propriedades químicas dos carboidratos.

2.2. Objetivos específicos

Realizar identificação de:

 Carboidratos;

 Pentoses;

 Cetoses;

 Monossacarídeos;

 Amidos.

3. MATERIAL E MÉTODOS

 Teste de Molisch:

Para a manipulação, acondicionamento e medição experimental foram utilizados os seguintes materiais: 8 tubos de ensaio, estante para tubos, pipetas graduadas, 8 béqueres, capela de exaustão, conta-gotas, pêra, caneta para vidraria e piseta com água destilada.

Como reagentes foram utilizados o concentrado, a solução saturada de - Naftol (reativo de Molisch), e as seguintes substâncias: glicose, frutose, mel, amido, arabinose, caseína, sacarose e maltose.

 Teste de Bial:

Foram utilizados: 8 tubos de ensaio, estante para tubos, pipetas graduadas, banho-maria, 8 béqueres, conta-gotas, pêra, caneta para vidraria e piseta com água destilada.

Os reagentes foram os seguintes: reativo de Bial (HCl concentrado, orcinol, cloreto férrico a 10%) e substâncias (glicose, frutose, mel, amido, arabinose, caseína, sacarose e maltose).

 Teste de Seliwanoff:

Para a realização deste teste foram utilizados os mesmos materiais do teste de Bial. E os reagentes foram as mesmas substâncias dos testes de Molisch e Bial e o reagente de Seliwanoff (HCl 3M; resorcinol 0,5%).

 Testes de Benedict, de Barfoed e do iodo:

Para estes três testes foram utilizados os mesmos materiais usados nos testes de Bial e de Seliwanoff. As substâncias usadas também foram as mesmas utilizadas nos outros três testes, porém os reagentes foram diferentes. Para o teste de Benedict foi utilizado o reativo de Benedict (Citrato de sódio penta hidratado, carbonato de sódio anidro, sulfato de cobre e água destilada); para o de Barfoed o reativo de Barfoed (acetato cúprico, ácido acético glacial e água destilada); e, para o do iodo a solução de Lugol (iodeto de potássio).

3.1. Procedimentos experimentais

 Teste de Molisch: Nos 8 tubos foram pipetados 2 mL de soluções diferentes a serem analisadas, as soluções foram as seguintes: 1 - maltose; 2 - glicose; 3 - frutose; 4 - arabinose; 5 - mel; 6 - sacarose; 7 - caseína; e 8 - amido. Em todos os 8 tubos com as soluções foram misturados 3 gotas de -Naftol, e logo depois foram levados para a capela de exaustão onde foram inclinados para a adição de 2 mL de em cada um.

 Teste de Bial: Foram pipetados nos 8 tubos 1 mL das mesmas soluções utilizadas no teste de Molisch. Nos tubos foram adicionados 1 mL do reativo de Bial e colado para aquecer por 10 minutos em banho-maria.

 Teste de Seliwanoff: Pipetou-se nos 8 tubos 2 mL das soluções usadas nos testes à cima, e logo depois colocou-se 1 mL do reativo de Seliwanoff e aquecer em banho-maria por 10 minutos, observando-os de 2 em 2 minutos.

 Teste de Benedict: Colocou-se em cada tubo 0,5 mL das soluções e 1,5 mL do reativo de Benedict, e logo depois, os tubos foram levados para aquecer por 5 minutos em banho-maria.

 Teste de Barfoed: Foram pipetados nos tubos 0,5 mL das soluções e 1,5 mL do reativo de Barfoed, logo após foram levados para aquecer em banho-maria por 5 minutos.

 Teste do iodo: Pipetaram nos tubos 0,5 mL das soluções, misturaram com 3 gotas da solução de Lugol. Depois de algumas observações os tubos foram colocados para aquecer em banho-maria até que ocorresse o desaparecimento da cor azul.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

 Teste de Molisch: Depois que foram adicionados as 2 mL de nos tubos observou-se que apenas o tubo 7 (caseína) não se tratava de carboidrato. Esse resultado pôde ser observado por ter sido o único tubo que não formou um anel violeta na região de contato do ácido com a solução de açúcar.

 Teste de Bial: Após os 10 minutos em banho-maria, foi observado que apenas o tubo 4 (arabinose) teve um resultado positivo de pentose. Para chegar a esse resultado no tubo teve que formar um composto azul-esverdeado, não foi o que aconteceu com os outros tubos.

 Teste de Seliwanoff: Logo depois de observar os tubos de 2 em 2 minutos, os resultados foram os seguintes: os tubos 1 (maltose), 3 (frutose) e 6 (sacarose) tiveram resultados positivos para cetoses. Isso é observado quando ocorre a formação de precipitado vermelho escuro.

 Teste de Benedict: Depois dos tubos terem ficado por 5 minutos em banho-maria, notou-se que os de números 3 (frutose), 7 (caseína) e 8 (amido) não são açúcares redutores, pois não apareceram uma precipitação vermelha.

 Teste de Barfoed: Após o banho-maria os tubos 2 (glicose), 4 (arabinose) e 6 (sacarose) apresentaram um precipitado vermelho que indica que as soluções são monossacarídeas.

 Teste do iodo: Neste teste apenas o tubo 8 (amido) teve um resultado positivo para o amido, pois apresentou uma coloração azul.

5. CONCLUSÃO

Conclui-se que os testes de Molisch, de Bial, de Seliwanoff e do iodo são utilizados para a identificação de carboidratos; e os testes de Benedict e de Barfoed são utilizados na identificação de açúcares redutores. E que para identificarmos se é carboidrato ou açúcar redutor, devemos utilizar reagentes específicos para isso.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »