TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química Organica

Ensaios: Relatório De Química Organica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese Dos Compostos Orgânicos II

Profº Gustavo

 

 

CAFEÍNA

 

 Turma: 2°TD     Equipe n° 5

 

 

 

Nome:                                                     n° 

Carolina de Moraes Agostinho              01

Giovana Rodrigues Albuquerque            07

Larissa Gouvêia Landucci                     12

 

Campinas, 21 de Agosto de 2014

INTRODUÇÃO

Os Alcaloides são estudados desde a época dos alquimistas, suas propriedades e os atributos destes compostos, tanto é que o efeito medicinal do uso de plantas é devido à semelhança e a ação desses compostos com os que estão presentes no organismo em virtude de sua semelhança com proteínas e ácidos nucleicos. Os Alcaloides são compostos orgânicos heterocíclico, substância de caráter básico derivado principalmente de plantas, mas podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais. Sua fórmula contém basicamente nitrogênio, hidrogênio e carbono. Os mais comuns são a cafeína, cocaína, pilocarpina, morfina, heroína, codeína, etc. (1)

A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 , é encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. É extremamente solúve em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo. Apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238˚C e sublimam a 178˚C, em condições normais de temperatura e pressão. (3). Entre os grupos das xantinas, a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central e sobre o metabolismo basal, aumenta também a produção de suco gástrico. Doses terapêuticas estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos. (2)

A cafeína é uma droga psicotrópica (que altera o funcionamento do sistema nervoso), agindo como estimulante, produzindo um estado de excitação. Este fato explica o porquê do café despertar as pessoas pela manhã. Mas além da cafeína produzir esta sensação de energia e disposição, ela também pode pode provocar maior irritabilidade e ansiedade em seus usuários.(4) A cafeína é encontrada no café, chá preto, chá mate, bebidas a base de cola, guaraná e chocolate. Ela é absorvida rapidamente pelo organismo e chega ao cérebro cerca de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a concentração do neurotransmissor dopamina, causando a sensação de bem estar. (5)

Em média, uma xícara de café contém 100mg de cafeína, 1 copo de refrigerante contém 40mg de cafeína. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas. Altas doses excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é em média de 10g. (3)

OBJETIVO

* Extrair a cafeína da semente de guaraná e da coca cola.

* Observação dos cristais de cafeína através do microscópio

PARTE EXPERIMENTAL

EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA DO GUARANÁ

Foi pesado 4g de pó de guaraná e transferido para um erlenmeyer de 125ml.

Adicionou-se 20ml de HCl 0,1N e agitou-se constantemente durante 15minutos.

Foi filtrado à vácuo e transferido o filtrado para um funil de separação.

Adicionou-se 1ml de NH4OH concentrado e agitou-se.

Foi extraído a cafeína com 25ml de diclorometano (isto é, adicionou-se 25ml de diclorometano no funil de separação, agitou-se, abriu a torneira para aliviar a pressão. Foi deixado em repouso até que ocorresse a separação das duas fases. Foi recolhido a fase interior num erlenmeyer).

Retirou-se algumas gotas da fase extraída, colocou-se numa lâmina e secou-se ao ar e observou-se os cristais de cafeína em forma de agulhas, no microscópio.

EXTRAÇÃO DE CAFEÍNA DA COCA-COLA

Foi colocado num funil de separação 35ml de coca-cola e foi adicionado 25ml de diclorometano. Agitou-se.

Foi recolhido a fase inferior num béquer de 100ml.

Evaporou-se o solvente em banho-maria, a 70˚C, na capela, até 1/3 do volume inicial.

Foi colocado algumas gotas dessa solução numa lâmina, secou-se e foi observado os cristais de cafeína na forma de agulhas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na Figura 1 representa a estrutura da cafeína, onde se podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com