TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química: Ácidos E Bases Em

Casos: Relatório De Química: Ácidos E Bases Em. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 4

ADALGIZA SOARES DE OLIVEIRA

ESTUDOS DE ÁCIDOS E BASES EM MEIO AQUOSO

Relatório técnico apresentado à disciplina Química Geral do Curso de Graduação de Engenharia de Produção da Universidade de Cuiabá como forma parcial de avaliação referente a 2a Parcial.

Orientador: Prof. Elisangela

SINOP

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 NORMALIDADE 3

1.1.1 Solução 4

2 OBJETIVOS 5

2.1 OBJETIVO GERAL 5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6

3.1 MATERIAIS 6

3.2 METODOLOGIA 6

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7

5 CONCLUSÕES 8

REFERENCIAS........................................................................................................... 8

ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO 9

INTRODUÇÃO

Segundo as ideias de Huckel e Debye substancias como HCI, HNO3, H2SO4, H3PO4 E OUTRAS, incluídas pelas definições de Arthenius na categoria dos ácidos, são de estrutura covalente e, ipsofacto, não podem, segundo Huckel e Debye, sofrer dissociação iônica. Em solução, reagem como solvente e se ionizam; em tal solução, não existem propriamente íons H+, mas sim, cátion H3O+. nas soluções aquosas de ácidos não existem propriamente íons H+, mas sim, H3O+; os íons existentes não provêm de uma dissociação do acido, mas de uma ionização de substancias iônicas.

Dessa maneira, os conceitos de base e de ácido segundo Huckel e Debye se ampliam e modificam em solução aquosa: a base é uma substância que origina íons H3O+ por ionização. A suposição de serem íons, presentes numa solução de ácido ou base, gerados por uma reação com o solvente, não propriamente por um processo de ruptura de moléculas, leva imediatamente á extensão das definições dessas substancias para soluções não aquosas.

(I. M. Rozenberg, 2002)

ÁCIDOS E BASES SEGUNDO BRONSTED E LOWRY

Segundo as definições de Arrhenius, modificadas por Huckel e Debye, os ácidos e bases geram, em solução aquosa, os íons H3O+ e OH-. Observando, entretanto, o mecanismo que leva ao aparecimento desses ions, a partir de um ácido e uma base típica.

O processo fundamental, na ionização de um ácido e de uma base, reside, respectivamente, na perda e na captura de prótons. Esse processo independente do ocorrido com a molécula de água, que por sua vez, ganha um próton de ácido ou cede um próton á base. Em solventes que não a água, os ácidos e bases poderiam agir de mesmo modo.

Em 1923, J. N. Bronsted, na Dinamarca, e J. M. Lowry, na Inglaterra, independentemente um do outro, sugeriram que essas observações poderiam ser generalizadas com o estabelecimento de novas definições de ácido e bases. (I. M. Rozenberg, 2002)

OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Discutir o conceito de ácidos e bases através da realização de experimento em meio aquoso. Identificar substancias ácidas e básicas mediante uso de indicadores ácido-base em meio aquoso. Relacionar as reações ácidas e básicas com a constituição molecular das espécies responsáveis.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar soluções ácidas e básicas de modo experimental. Observar as propriedades dos indicadores, através de titulação ácido-base, determinar a quantidade de acido ou base em determinada solução.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.

3.1 MATERIAIS

• Béquer

• Erlenmeyer

• Pipeta – 10 Ml

• Tubos de ensaio

• Estante para tubos

• Bastão de vidro

• Espátula

3.2 METODOLOGIA

Fez se a higienização dos tubos de ensaio para a realização do processo químico, inicialmente foram pegos cinco tubos de ensaios cada qual com uma substancia química devidamente titulada, sendo Fosfato Monobásico de sódio, Fosfato Dibásico de sódio, Cloreto Amônio, Sulfato de sódio, Acido Bórico. Em seguida em cada tubo foram adicionados 5ml de água destilada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com