TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Tecnicas Basicas De Laboratório

Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Tecnicas Basicas De Laboratório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  3.219 Palavras (13 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

CAMPUS DIADEMA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES

EXPERIMENTAL

Experimento 1 - Técnicas Básicas de Laboratório, Observações e Medidas em Laboratório.

Profº Leonardo José Amaral de Siqueira

ARIANE DE ESPINDOLA

GUILHERME FERREIRA LEMOS PEREIRA

JOÃO VICTOR NARDUCCI FERREIRA

Diadema

2013

OBJETIVOS

O experimento “Técnicas Básicas de Laboratório, Observações e Medidas em Laboratório” teve por objetivo a percepção de técnicas básicas realizadas em um laboratório de química, a fim de possibilitar a compreensão dos procedimentos exprimindo e combinando corretamente seus resultados e medidas, assim como entender o funcionamento do bico de Bünsen e estudar as suas regiões de chama.

RESUMO

O experimento consistiu na aprendizagem de técnicas, como: manipulação do tubo de ensaio, pesagem em balança semi analítica, acerto do menisco, utilização da pera de borracha e estudo do bico de Bünsen. Além dessas técnicas realizou-se processos de observações e medidas, como: determinação da densidade da gasolina e o teor de álcool na mesma, medida de volume dos líquidos em diferentes vidrarias e testes de emissão de chama de alguns sais.

Palavras-chaves: bico de Bünsen, menisco, pera de borracha, teste de chama, teor de álcool.

INTRODUÇÃO

1.1 Manipulação de tubo de ensaio

É de suma importância em um laboratório saber manusear vidrarias como, por exemplo, o tubo de ensaio, sendo ele um recipiente indispensável para a realização de pequenas reações/observações.

Conhecido popularmente como o vinagre, o ácido acético (C2H4O2) é também utilizado industrialmente na produção do acetato de celulose, fabricação de polímeros e também para higiene de ambientes.

Um outro composto muito utilizado no nosso dia-a-dia é o cloreto de sódio (sal de cozinha). Além da sua utilização comum para salgar alimentos, ele também é essencial para o bom funcionamento do organismo dos seres vivos regulando a quantidade da água do corpo. Ele é um dos compostos químicos que dissolve-se completamente em água, liberando íons Na+ e Cl-.

1.2 Pesagem em balança semi analítica

Para determinar a massa de um composto utiliza-se a balança, podendo ser ela semi analítica ou analítica. A primeira delas tem uma precisão de duas à três casas decimais após a vírgula, diferenciando-se da analítica a qual marca até 4 dígitos.

1.3 Acertar o menisco

Devido ao pequeno diâmetro de algumas vidrarias, os líquidos apresentam formato curvo o qual é chamado de menisco. Aferir o menisco consiste em adicionar líquido até que a parte inferior (côncava) ou superior (convexa) da curva tangencie a medida do volume desejado. É preciso ter cuidado quando for acertá-lo devendo-se fazer essa operação na altura dos olhos, pois, caso contrário, pode ocorrer o chamado erro de paralaxe, ou seja, erro causado pelo desvio ótico, visto que o ângulo de visão não é zero grau.

Imagem 1: aferição correta do menisco.(FONTE: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfG6kAK/relatorio2)

1.4 Utilização da pera de borracha

A pera de borracha, também conhecida como “pera de sucção” ou “pipetador de três vias”, é um objeto muito utilizado em conjunto com a pipeta para transferência de líquidos. Dentre as pipetas utilizadas existe a volumétrica e a de Pasteur, a última em casos de acerto de menisco é mais precisa, uma vez que o líquido sai de maneira mais minuciosa para a solução.

Imagem 2: Pera de borracha (FONTE: http://www.lojaroster.com.br/materiais-laboratorio/pipetador-de-borracha-3-vias-pera/produto/506/7149)

1.5 Medida de volume dos líquidos

Para a medição de volumes utiliza-se vidrarias diferentes, algumas mais precisas que outras. Exemplos desses equipamentos são o béquer, a proveta e a pipeta. Os volumes dos béqueres variam muito, junto com sua margem de erro que aumenta proporcionalmente com a sua capacidade, por exemplo: béqueres de 100mL possuem um erro de ± 5,0 e os béqueres de 250mL possuem um erro ainda maior, ± 12,5.

Uma forma precisa de calcular a capacidade volumétrica da vidraria é a partir da massa e da densidade do líquido contido nela. A densidade varia de acordo com a temperatura, sendo de extrema importância conhece-la, através de um termômetro.

1.6 Determinação da densidade da gasolina e o teor de álcool na gasolina

A gasolina é um combustível fóssil utilizado em larga escala ultimamente, composta por hidrocarbonetos e por produtos oxigenados. No Brasil existe uma lei que determina que a gasolina deve conter entre 18 e 24% de álcool em sua composição. Esse teor de álcool pode ser medido através da mistura da gasolina com a água, na qual o álcool migra para a H2O, restando gasolina pura.

1.7 Estudo do bico de Bünsen

Um dos equipamentos mais importantes para aquecer soluções é o bico de Bünsen. É formado por um tubo com orifícios laterais, pelos quais entra o ar misturando-se com o gás, para uma queima mais completa.

Com o orifício fechado, ou seja, sem a entrada de ar, sua chama fica “luminosa” apresentando uma coloração amarela e com fuligem nas pontas, pois a queima do gás é incompleta. Já com a válvula de ar aberta, sua chama apresenta pouca luminosidade e tem uma cor azulada, subdividida em regiões, já que a queima do gás é completa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com