TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimental II_ Princípio De Pascal

Monografias: Relatório Experimental II_ Princípio De Pascal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  1.522 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

FÍSICA EXPERIMENTAL II

PROFESSOR: HERON NEVES DE FREITAS TURNO: NOITE

ALUNO: ADALBERTO DA COSTA SILVA MATRÍCULA: 514110030

O PRINCÍPIO DE PASCAL

Cuité-PB

2014

RESUMO

Esta experiência foi realizada com o objetivo de verificar - se um sistema onde o fluído se comunica com a Pressão aplicada em determinado lado do fluído é igual à pressão aplicada ao outro lado. Este paradoxo hidrostático esta fundamentada no Principio de Pascal.

OBJETIVOS

Conhecer e operar com um manômetro de tubo aberto, verificando o Princípio de Pascal usando a água como líquido manométrico.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A pressão é uma grandeza física determinada pelo quociente entre uma força aplicada e a área de ação dessa força. Ou seja, pressão é a força por unidade de área, a força que é aplicada sobre uma determinada gera certa pressão sobre a superfície de contato, sendo esta a componente perpendicular da força que atua sobre a área em questão. A unidade no SI para pressão é Pa(Pascal) sendo este correspondente a 1N/m². A unidade no SI para pressão é Pa(Pascal) sendo este correspondente a 1N/m², uma outra escala de pressão que temos é o atm, que corresponde a pressão da nossa atmosfera sobre o nível do mar. Quando um líquido está sobre determinada pressão, ele distribui uniformemente esta pressão ao longo de seu volume. De acordo com o princípio de Stevin a distribuição da pressão à medida que alteramos a profundidade de um líquido submetido à pressão atmosférica é dado pela seguinte relação: P = po +phg; onde po é a pressão atmosférica, a densidade do líquido e h a profundidade no qual verificamos a pressão inicial p a densidade do líquido e h a profundidade no qual verificamos a pressão inicial. Este princípio é de fundamental importância quando queremos saber a pressão em sistemas comunicantes.

Um fluido é uma coleção de moléculas arranjadas aleatoriamente e que são mantidas juntas por forças coesivas fracas e por forças exercidas pelas paredes dos recipientes que os contêm. Em outras palavras, ela não possui forma definida, podendo ter sua forma alterada devido à ação de pequenas forças. O ar, por exemplo, é um fluido cujas dimensões podem ser manipuladas. Pode-se ainda se definir um fluido como uma substancia que não resiste a tensões cisalhamento. Outro conceito importante é o de pressão num fluido. A pressa é a razão entre a força aplicada e a área de ação dessa força. Lembrando-se que essa força é sempre perpendicular a área.

DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO

MATERIAIS:

1. Água;

2. Becker (1);

3. Manômetro de tubo aberto (2);

4. Seringa (3);

5. Tinta (para tonalizar a água);

Figura 1: Manômetro

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1. Posicionou-se a artéria visor (Figura 2) na posição 400 m;

Figura 2 Figura 2.1

2. Utilizando-se uma seringa com prolongador, colocou-se 1 ml de água na mangueira do painel hidrostático, introduzindo o prolongador pelo lado da artéria visor;

3. Colocou-se 3 ml de água colorida no manômetro 1 e mais 3mL no manômetro 2;

4. Ajustou-se a altura da artéria visor de modo que os níveis do fluido nas colunas manométricas A e B ficassem iguais;

5. Anotaram-se os valores das posições do líquido manométrico dos manômetros A1 e A2 como sendo as posições iniciais A01 e A02 (Tabela 1);

6. Anotou-se a posição inicial ho da artéria viso;

7. Em seguida, a artéria visor foi levantada de forma que a coluna manométrica do manômetro 2 ficasse 5mm abaixo do valor A02;

8. Em seguida, a artéria visor foi levantada de forma que a coluna manométrica do manômetro 2 ficasse 5mm abaixo do valor A02.

Tabela 1

A01 A02 ho

12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com