TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Lei De OHM E Bipolos não ÔHMICOS

Monografias: Relatório Lei De OHM E Bipolos não ÔHMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  1.089 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Lei de OHM e Bipolos não ÔHMICOS

Aluno: Manoel de Jesus de A. Lima QM 09110-54

São Luís – MA 2012

1. Titulo: 3

2. Objetivo: 3

3. Introdução: 3

3.1 Lei de Ohm 4

3.2 A segunda lei de Ohm 4

4. Equipamentos: 5

5. Procedimento experimental: 5

6. Resultados e Discussão: 5

7. Conclusão: 7

Sumário 8. Referencias Bibliograficas: ................................ ................................ .................... 7

1. Titulo:

Lei de OHM e Bipolos não ÔHMICOS 2. Objetivo:

Este experimento tem como objetivos estudar a lei de Ohm a partir de medidas de corrente elétrica sobre resistores ôhmicos e não ôhmicos diferenciando-se pelos gráficos e obter a resistividade dos diferentes materiais. 3. Introdução:

A valorização de uma quantidade pode ser realizada ou por comparação direta com um padrão, ou por efeitos que esta quantidade possa produzir. Fica explícito então os dois métodos de medidas que comumente denominamos de métodos direto e indireto. Um exemplo de uma medida direta é a determinação do comprimento de uma barra por comparação com uma escala calibrada no sistema métrico, ou mesmo a medida de uma certa diferença de potencial por comparação com uma pilha padrão.

Em eletricidade, medidas assim diretas nem sempre são possíveis, tornandose então necessário medir quantidades por outros meios.

Quando uma corrente passa através de um fio, dois efeitos são facilmente notados. O fio fica aquecido, e um campo magnético é estabelecido através de toda a sua extensão. Esses efeitos fornecem métodos pelos quais a corrente pode ser medida. O aquecimento do fio provocará o seu crescimento, de modo que existe uma correspondência entre o comprimento de um fio e a corrente que flui através dele. Chegamos então à conclusão de que poderíamos construir um amperímetro (um medidor de corrente) baseado nesse fenômeno físico. Realmente, no passado, pesquisadores lograram construir medidores de correntes por aquecimento do fio. Entretanto, problemas ligados aos seus mecanismos de funcionamento tornaram esses aparelhos inoperantes.

3.1 Lei de Ohm "A corrente elétrica que flui através de qualquer condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial entre os seus terminais".

Esta idéia foi primeiro formulada por Georg Simon Ohm em 1827 como um resultado de alguns experimentos e medidas; tornou-se conhecida como Lei de Ohm. Ela é usualmente escrita como a equação abaixo:

Onde V denota a diferença de potencial sobre o circuito através do qual flui a corrente I. O fator R é chamado de "resistência" do condutor e seu valor depende das dimensões, do tipo de material do fio e de sua temperatura. Ele é inteiramente independente de V e da corrente I. Esta relação mantém-se igualmente bem se o circuito inteiro é considerado ou somente uma porção de tal circuito é tomada. No primeiro caso, a lei estabelece que a corrente que atravessa o circuito é igual à força eletromotriz total no circuito, dividida pela resistência de todo circuito, incluindo aquelas dos fios condutores e da bateria. Quando aplicada a um único condutor AB, a lei estabelece que a corrente fluindo através do condutor é igual à queda de potencial entre A e B dividida pela resistência desta parte do circuito.

3.2 A segunda lei de Ohm A primeira lei de Ohm nos apresentou uma nova grandeza física, a resistência elétrica. A segunda lei de Ohm nos dirá de que fatores influenciam a resistência elétrica. De acordo com a segunda lei, a resistência depende da geometria do condutor (espessura e comprimento) e do material de que ele é feito. A resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a área de secção (a espessura do condutor). Observe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com