TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Lei De Ohm

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Lei De Ohm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 7

18 DE ABRIL DE 2012

OBJETIVOS

Verificar a validade da Lei de Ohm para uma resistência ôhmica;

Entender na prática a formação de circuitos paralelos, em série, bem como a de um circuito simples;

Estudar a relação tensão-corrente para um elemento de circuito cujo comportamento é não-ôhmico;

Determinar a resistência graficamente dos diversos tipos de circuito, provando a lei de Ohm.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A Lei de Ohm é a afirmação de que a corrente que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada à ele. Diante disso, dizemos que um aparelho obedece à essa lei se a sua resistência não depende do valor absoluto nem a da polaridade da diferença de potencial aplicada.

A essência desta lei está no fato de que o gráfico de i em função de V é linear e ela pode ser expressa matematicamente através de:

V=R x i (Eq.I )

Para um circuito não-ôhmico, ou seja, que não segue a lei de Ohm, a resistência é variável para cada valor da voltagem e a curva característica não é uma reta.

Resistores em série

FIGURAS

A figura 1.a mostra três resistências ligadas em série, ou seja, estão ligadas uma após a outra e uma diferença de potencial V é aplicada às extremidades da ligação. Em resumo, podemos dizer que quando uma diferença de potencial V é aplicada a resistências ligadas em série a corrente i é a mesma em todas as resistências, e a soma das diferenças de potencial das resistências é igual à diferença de potencial aplicada em V.

Para determinar o valor da resistência equivalente R_eq da figura 1.b aplicamos a regra das malhas aos dois circuitos. Na figura 1.a começando no ponto a e percorrendo o circuito no sentido horário, temos:

Na malha da figura 1.a

ℇ-iR_(1-) iR_(2-) iR_3=0

i= ℇ/(R_1+R_2+R_3 ) (Eq.2 )

Na malha da figura 1.b

ℇ-iR_eq=0

i=ℇ/R_eq (Eq. 3)

Igualando as equações 2 e 3, obtemos:

R_(eq= R_1+ R_2+R_3 )

Para n resistores R_(eq )= ∑_(j=1)^n▒R_j (Eq. 4)

Resistores em paralelo

FIGURAS

A figura 2.a mostra três resistências ligadas em paralelo a uma fonte ideal de força eletromotriz ℇ. O termo “em paralelo” significa que um dos terminais de todas as resistências é ligado a um certo ponto, o outro terminal de todas as resistências é ligado a um segundo ponto e uma diferença de potencial V é aplicada entre esses pontos.

Podemos então dizer que quando uma diferença de potencial V é aplicada a resistências ligadas em paralelo, todas as resistências são submetidas à mesma diferença de potencial V.

Para determinar o valor da resistência equivalente R_eq da figura 2.b, escreveremos as correntes nas resistências da figura 2.a na forma:

i_1= V/R_1 , i_2= V/R_2 e i_3= V/R_3

Onde V é a diferença de potencial entre a e b. Aplicando a regra dos nós (Kirchhoff) ao ponto a da figura 2.a e substituindo as correntes por seus valores, temos:

i= i_1+ i_2+ i_3=V ( 1/R_1 +1/R_2 +1/R_3 ) (Eq. 5)

Substituindo as resistências em paralelo pela resistência equivalente R_eq temos:

i=V/R_eq (Eq. 6)

Comparando as equações 5 e 6, obtemos:

1/R_eq = 1/R_1 +1/R_2 +1/R_3

Para n resistores, temos:

1/R_eq =∑_(j=1)^n▒1/R_j (Eq. 7)

Graficamente, para um resistor que segue a lei de Ohm, a resistência pode ser obtida através do coeficiente angular da reta correspondente ao gráfico Tensão x Corrente, que neste caso será calculado através do método dos mínimos quadrados, onde:

V=αi x β (Eq. 8)

Onde V é a tensão em Volts, i a corrente em Ampéres e:

α= (n∑▒〖Vi- ∑▒〖i∑▒V〗〗)/(n∑▒〖i²-(∑▒i)²〗) (Eq. 9)

sendo n o número de medições.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Material Utilizado

- Fonte

- Resistores

- Pequena lâmpada

- Um par de multímetros

- Fios conectores

Para que a medição dos valores da tensão e da corrente pudessem ser medidas, foram criados quatro situações:

1ª- Circuito com apenas um resistor de 4,7kΩ

Montou-se um circuito simples com um multímetro (voltímetro de escala 20V ) em paralelo a um resistor de 4,7kΩ e outro em série com o mesmo (amperímetro de escala 2mA). A chave foi fechada e a corrente medida para os 10 valores de voltagem estabelecidos.

2ª- Circuito com apenas a lâmpada como resistor

Formou-se um circuito não-ôhmico com um multímetro ligado em paralelo a uma lâmpada (voltímetro de escala 20V) e outro em série com a mesma (amperímetro de escala 200mA). A voltagem foi variada 10 vezes e os valores de corrente, mostrados pelo amperímetro, anotados.

3ª- Circuito com resistores em série (10kΩ e 4,7 kΩ)

Um circuito de dois resistores em série, um de 1000Ω e outro de 100Ω, foi formado. A esse conjunto foi ligado em paralelo um multímetro, com função de voltímetro (de escala 20V), e outro em série, com função de amperímetro (de escala 20mA). Foram medidos 10 valores de corrente para cada valor de voltagem estabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com