TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Serviço Social

Por:   •  27/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Estágio

O CCA Auri Verde possui um convenio para prestação de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, pautado na proteção social básica com capacidade total de 180 crianças e adolescentes, porém atualmente atende-se 150 crianças do território do Chácara Santo Amaro. Essas crianças e adolescentes conviventes do serviço participam diariamente de atividades de cunho socioeducativo que venham a alimentar a cultura corporal, artística, cultural e suas potencialidades no que tange a interação social. As atividades socioeducativas são realizadas em horário contraturno ao da escola na perspectiva de garantir o direito da criança e do adolescente a educação, cultura, lazer e a cidadania.

Com a chegada da pandemia e com ela as medidas de segurança decorrente ao vírus do covid 19 o serviço suspendeu suas atividades presenciais por um período de sete meses. Com as atividades presenciais impossibilitadas de serem realizadas sob o intuito de evitar aglomerações e prevenir toda e qualquer forma de contágio a equipe socioeducativa da unidade encontrou na tecnologia ferramentas que puderam enaltecer as potencialidades artísticas, culturas e estimular através dos jogos e brincadeiras o fortalecimento de vínculos entre as crianças, adolescentes e seus familiares. Os instrumentos utilizados para essa ação foram o aplicativo Whatsap para postagem de vídeo aulas, salas de aula virtuais no Meet e lives interativas que trouxe em sua essência a potencia de um trabalho de contenção de danos em meio a um período de crise, ansiedade e exaustão.  

 A pandemia também mudou a rotina dessas crianças e adolescentes dentro do espaço. Em outubro foram retomadas as atividades presenciais apenas para uma pequena parcela desse público que foram acompanhados ao longo de todo esse tempo e captado pela equipe técnica da unidade situações de vulnerabilidade e/ou de risco social, como por exemplo: trabalho infantil, violência física, sexual, psicológica e entre outras. Sob o intuito de preconizar o direito da crianças e adolescente de vivencia em locais seguro de fala e de escuta e longe de toda e qualquer violação de direitos.  

Para a equipe imagino o quanto foi difícil ter que escolher um número pequeno de crianças e adolescentes para estar nesse espaço em vista ao número de crianças e adolescentes que sofrem de diversas manifestações da questão social presentes nesse território.

Todos os colaboradores demonstraram extrema organização e olhares cuidadosos para a higiene e prevenção de contágio nesse momento de reabertura do serviço, um diferencial que me chamou atenção foi o acolhimento as crianças de forma a orienta-las a respeito dos novos hábitos que seriam necessários serem realizados a partir desse momento.

 Com isso muito da rotina se mudou, os usuários permaneceriam no espaço num horário de atividades mais reduzido, as atividades foram direcionadas a uma dinâmica que preconizasse o autocuidado e o cuidado com a coletividade. Por fim, em poucos dias após a retomada presencial dessas criança e adolescentes foi perceptível o quanto foi absorvido positivamente as orientações a respeito da crise sanitária que estamos vivendo

A equipe de uma maneira geral enfrentou seus medos, ansiedades, dúvidas entre outros sentimentos surgidos em meio a pandemia do covid19 para que pudessem estar dando o melhor de si e levar esperança para uma comunidade como todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com