TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre O Desenvolvimento Das Habilidades De Observação E Registro; Comportamento Do sódio Metálico Ao Ar E à água

Trabalho Escolar: Relatório Sobre O Desenvolvimento Das Habilidades De Observação E Registro; Comportamento Do sódio Metálico Ao Ar E à água. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Metais alcalinos recebem este nome, pois ao reagir com a água formam bases solúveis1. O sódio (Na) é um dos elementos dessa família, que é conhecida por serem sólidos moles à temperatura ambiente, podendo ser cortados com faca. Esses metais não se encontram livres na natureza por serem extremamente reativos. Seus compostos, entretanto, são encontrados em abundância, tanto dissolvidos nas águas marinhas ou minerais, quanto no estado sólido no solo. Quando recém cortados eles possuem brilho metálico, mas se tornam foscos quando em contato com o ar, oxidando rapidamente. Devido à reatividade extrema são sempre armazenados em frascos contendo óleo mineral (querosene, por exemplo)2.

São de grande importância para um procedimento experimental, o planejamento e os registros sobre a sua execução. O planejamento envolve diversos aspectos, incluindo o perigo e as características os regentes em questão, a proteção necessária para a manipulação segura do reagente, bem como a dinâmica do experimento e os materiais necessários. Portanto, o planejamento é necessário para que seja feito um trabalho bem organizado, protegido e focado. Os registros das observações feitas durante o procedimento são importantes para que posteriormente seja feita uma análise dos resultados e levantem-se hipóteses para justificar tais ocorrências.

Visto que o reagente em questão (o sódio) é armazenado em meio a uma substância volátil, é importante que o planejamento considere também os riscos dessa substância, (neste caso o querosene) e a forma como deve ser manuseada, bem como os materiais e EPI’s que serão necessários.

Os objetivos gerais dessa prática foram desenvolver habilidades no(a): planejamento de experimentos, leitura e interpretação de FISPQ’s, execução de técnicas básicas de Laboratório Químico, observação de sistemas químicos, registro de mudanças observadas em sistemas químicos durante as transformações. O objetivo específico da prática foi o de investigar o comportamento do sódio metálico quando exposto ao ar e à água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com