TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Poluição Atmosférica

Dissertações: Relatório Sobre Poluição Atmosférica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição Atmosférica

As indústrias de base são normalmente as mais nocivas ao nível da libertação de fumos e gases mais ou menos tóxicos. As centrais térmicas e as refinarias petrolíferas, as siderurgias e as fábricas de cimento lançam na atmosfera grandes quantidades de gases (especialmente óxidos de carbono e de enxofre), fumos e poeiras, que tornam a atmosfera pesada e quase irrespirável. Por sua vez, muitas indústrias químicas, as de curtumes e de fertilizantes empestam o ar com gases que exalam um cheiro nauseabundo. As indústrias extrativas, sobretudo a do carvão e a da produção de materiais para a construção civil (pedreiras), são também altamente poluidoras, além de provocarem profundas alterações na paisagem. Os veículos motorizados, por seu turno, lançam para a atmosfera, para além dos fumos, uma infinidade de gases e outras substancias química, como o monóxido e o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, o gás sulfuroso e os hidrocarbonetos gasosos, etc., qualquer deles de grande toxicidade.

Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o trato respiratório. Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos.

Cidades com distritos industriais estão mais propícios à alta elevação da poluição atmosférica, pois acidentes ecológicos sempre acontecem devido aos descuidos nos produtos químicos que são utilizados nas indústrias, principalmente empresas que comercializam óleo diesel e seus derivados, onde um derramamento de óleo diesel passa a contaminar não só o solo, mas também o ar. Embora haja fiscalização de órgãos competentes como CETESB, por exemplo, mas lembramo-nos que falhas sempre haverá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com