TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Titulação ácido-base

Exames: Relatório Titulação ácido-base. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  6.311 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontrar uma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de uma outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas.

No ponto estequiométrico, o número de mols de OH- adicionados como titulante é igual ao número de mols de H3O+ inicialmente presente no analito. Observa-se, então, o volume de titulante necessário para mudar a cor do indicador.

A determinação da concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.

2. Objetivo

Este experimento tem por objetivo padronizar uma solução de NaOH aproximadamente 0,1 M com uma solução padronizada de HCl, e determinar o teor de ácido acético no vinagre branco comercial, utilizando a solução de NaOH padronizada.

3. Materiais e Métodos:

Para este experimento, foram utilizados os seguintes materiais e reagentes:

- 1 bureta de 50 mL

- 2 erlenmeyer de 250 mL

- 1 becker de 50 mL

- 1 pipeta volumétrica de 10 mL

- 1 pipeta volumétrica de 20 mL

- 1 balão volumétrico de 100 mL

- Água destilada

- Solução padrão de HCl 0,1053 M (100 mL)

- Solução de NaOH ≈ 0,1 M (100 mL)

- Fenolftaleína

- Vinagre

Parte I: Padronização da solução de NaOH 0,1 M

Transferiu-se 10 mL de uma solução de HCl com 0,1053 M com uma pipeta volumétrica para um erlenmeyer. Nesta solução foram acrecentadas cerca de 30 mL de água destilada e adicionadas 3 gotas de fenolftaleína. Após a adição de todas as substâncias, o erlenmeyer foi agitado com um movimento giratório.

Então a bureta foi lavada com água destilada e logo após foi lavada com 10 mL de NaOH aproximadamente 0,1 M.

Encheu-se então a bureta com a solução de NaOH até acima da marca do zero e então sobre um becker, a torneira foi aberta para encher a ponta afilada expulsando o ar, sendo fechada quando a parte de baixo do menisco do líquido atingiu a marca do zero.

Então segurou-se o erlenmeyer contendo a solução de HCl 0,1053 M sob a bureta, e iniciou-se um movimento giratório para homogeneizar a solução. Foi iniciada a titulação, abrindo-se a torneira da bureta. A solução de NaOh foi então escoada lentamente para evitar que ultrapassa-se o ponto final da titulação.

Ao apresentar o primeiro sinal de coloração rosa, o processo foi interrompido fechando-se a torneira da bureta. Foi realizada a leitura e o volume foi anotado. O procedimento foi repetido 2 vezes.

Parte II: Determinação do teor de ácido acético no vinagre branco comercial

Com a pipeta volumétrica, transferiu-se 10 mL de vinagre(Único Claro, fabricado por UNIPE indústria e companhia LTDA) para um balão volumétrico de 100 mL. Completou-se o volume do balão com água destilada e foi feita a homogeneização da solução.

Utilizando outra pipeta volumétrica, foram transferidos 20 mL dessa solução para um erlenmeyer. Foram adicionadas 2 gotas de fenolftaleína.

O procedimento de titulação foi realizado com a solução previamente padronizada de NaOH. Foram realizadas 3 repetições, porém um dos valores foi descartado por conter um erro significativo, então foi calculada a média com apenas 2 valores obtidos pela titulação do vinagre com NaOH padronizado.

4. Resultados e Discussão

Com os dados obtidos através da experimentação, pode-se calcular através de algumas fórmulas a porcentagem da amostra de ácido acético. Segue abaixo os cálculos realizados para chegar ao resultado pretendido.

• Padronizaçãoda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com