TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Uma criança (nome ficticio)

Por:   •  15/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 

 

 

SIRLENE RAMOS LIMA DE OMENA – R.A: 8361797442

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jundiaí-SP

2016

[pic 2]

SIRLENE RAMOS LIMA DE OMENA – R.A: 8361797442

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.

JUNDIAI-SP

2016

SÚMARIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo do (a) aluno (a): Sirlene Ramos Lima de Omena

Curso: Serviço Social

Telefone: (11) 4537-2144

E-mail: Sirlene.amorzinho@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: I

Local de Estágio: Pastoral de Atendimento e Integração do Menor

Endereço: Rua José Bonifácio de Andrade e Silva, n°260- Anhangabaú, Jundiaí/SP.

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a):Thais Regina Toledo Savoy.

 Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Claudia Pereira Bento.

Carga Horária: 150 horas

Inicio: 19/04/2016                                          Término: 24/05/2016


  1. INTRODUÇÃO

 

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

      A escola E.M Castro  Alves, possui o nível de ensino somente para a formação de Educação infantil, no entanto possui três turnos de professoras por salas, sendo que entram das 7h as 11h, 11h as 15h e 15h as 19h.

Sua localização está perto de uma UBS e ponto final de ônibus, e em torno há comércio ao seu redor que atendem as necessidades da comunidade,  que é de classe baixa.

      É de tamanho de porte médio, seus muros não são muito alto, mas proporcional com o tamanho da escola, o estacionamento cabem poucos carros, porém o espaço da escola é grande.

Logo na entrada há um grande caracol desenhado no chão com amarelinha.

     O parque de recreação é bem arvorizado com vários brinquedos tendo dois ambientes, um com areia e casa com escorregador estrutura em madeira, outro com um caminhão feito com troncos de árvore, um mini palco, trepa-trepa,  para que a criança possa desenvolver as cordenações motoras, lateralidades, espacialidades e apredendo a dividir e a dar a vez ao colega.Também tem um campo de futebol de grama sintética.

Na Brinquedoteca tem um brinquedo grande, que as crianças o chamam de “brinquedão”, onde existe obstáculos a ser percorrido, onde trabalha suas cordenações, a musculatura do corpo envolvendo o desenvovimento motor, suas flexibilidades e movimentos.

Sua estrutura é bem comodativa, o que falta na escola é a acessibilidade para acomadar crianças com necessidades especiais. No entanto não há crianças com este tipo de necessidade no momento, mas se tivesse a escola teria que passar por uma reforma de melhorias, quando foi feita não houve planejamento para portadores de necessidades especiais.

As salas de aula são amplas, arejadas, tendo cada sala ventiladores, composta por mesas conjuntas adequando quatro criança em cada uma, possui também um armário coletivo e individual para cada professora e um balcão com duas cubas para uso de futuras experiências com as crianças.

Possui também brinquedos padagógicos, como: blocos de montar, fazenda, onde a criança aprende os aspectos que tem na vida rural com animais, livros de literatura infantil, cd´s com músicas infantis,dvd´s,televisor, etc.

       Há também colchonetes em salas, caso alguma criança sinta sono ao longo do dia.

O refeitório é amplo o que se da a acomodação as crianças.

A equipe escolar corresponde com a estrutura da escola.

Formação das Professoras

    As professoras com quem estive em sala de aula, tem a sua formação em Magistério, História da Educação, Didática, Psicologia da Educação, Pedagogia, Ato Censo e Mestrado de Educação Infantil, segundo elas a Prefeitura de São Paulo promove a formação continuada, mas são poucos que consegue realizar sua formação, existindo alguns que se “acomodaram”com a situação.

A linguagem das professoras não é infantilizada, as vestimentas são de acordo sem decotes, fazem uso de acessórios discretos e aventais, tendo uma postura exemplar dentro e fora das salas.

Respeitam os demais funcionários da escola, tem-se uma boa comunicação com o conjunto a escolar em si.

Notei que não se faz distinção de pessoas que todos são tratados de forma humana sem descriminar aqueles que não possui a formação docente.

                                                                                                                                    6     

Relação Professor/Aluno

      No início do ano as professoras promovem rodas de conversa com os alunos, colocam as regras que durante o ano terão que ser cumpridas.

            Fazem reuniões de pais logo no início para colocar em pauta o que será construído no desenvolvimento das crianças, e das regras que terá.

Trazem as famílias para a conversa dando a elas o conceito do que será aplicado no ano, por ser um período de sondagem tanto das famílias e dos  alunos esta conversa dá a oportunidade de saber qual a expectativas dos pais e se eles estão de acordo com o processo de aprendizagem, se a contribuição dos pais estão de acordo no desenvolvimento de seus filhos, as professoras aplicam o projeto de sala e da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (72.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com