TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Humanas

Ensaios: Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria das Relações Humanas

A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, em consequência de conclusões surgidas das experiências de Howthorne, que foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração. A Teoria Clássica da Administração, tinha como pretensão, desenvolver uma nova filosofia empresarial, em que a tecnologia e o método de trabalho constituem as preocupações básicas do administrador. Apesar de ter sido pouco contrariada e questionada, a teoria clássica da administração era vista por trabalhadores e sindicatos como um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais. Assim, a Teoria das Relações Humanos nasceu da necessidade de intervir e corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos. A teoria das relações humanas possui seguintes fatores que proporcionaram sua origem:

1-A necessidade de humanizar e democratizara Administração, adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano, voltado assim para a democracia dos conceitos administrativos.

2-O desenvolvimento da ciências humanas, principalmente a psicologia, assim como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. Vindo a demonstrar por meios experimentais as diversas falhas dos processos da Teoria Clássica.

3-As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin, fundamentas para o humanismo na Administração. Em que foi criada uma escola fundada por Elton Mayo com a contribuição dos autores citados a cima.

4-As conclusões da Experiência de Howthorm, realizada em 1927 e1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que só comprovaram as inadequações da Teoria Clássica da Administração, a exterminando.

As três principais caraterísticas desses modelos são:

O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.

O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autor realização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com