TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Humanas

Trabalho Universitário: Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

NOVEMBRO /2012

Acadêmicos:

Administração de Recursos Humanos

Trabalho Apresentado a Professora Ma. Irmã Macário da disciplina de Administração de Recursos Humanos, Turma N 60, Turno Noturno do Curso de Administração 6º Semestre.

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ETAPA 1

PASSO 1

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS

Cada administrador desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo que é saber: planejar, organizar, dirigir e controlar, e na gestão de pessoas são as palavra chave para o administrador desempenhar estas funções.

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.

Para melhor definir o que vem a ser a Gestão de Pessoas (GIL, 2001, p. 17) afirma que:

A expressão gestão de Pessoas visa substituir a denominação Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações.

Ainda para definir Gestão de Pessoas Gil (2001, p. 13) define a Administração de Recursos humanos como sendo:

A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal. Chiavenato (2006) considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. A antiga Administração de Recursos Humanos (RH) cedeu lugar a uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Nessa nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. São os novos parceiros da organização.

A Gestão de pessoas possui seis processos básicos que são:

1- Processos de agregar pessoas ( recrutamento e seleção de pessoas);

2- Processos de aplicar pessoas (desenhos de cargos, avaliação de desempenho);

3- Processos de recompensar pessoas (recompensas e remuneração, benefícios e serviços);

4- Processos de desenvolver pessoas (treinamento e desenvolvimento, programas de mudanças, programas de comunicações);

5- Processos de manter pessoas ( benefícios , descrição e análise de cargos);

6- Processos de monitorar pessoas (sistema de informação gerencial, banco de dados).

PASSO 3

O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos, após a crise de 1.929, quando a depressão atingiu toda a sociedade, levando grande parte da população ao desemprego e a fome.

O filme relata bem este momento da crise, a crise industrial, desempregos, fome. As grandes empresas tratavam seus funcionários, colaboradores, como um elemento da linha de produção, desconsiderando suas necessidades, anseios, sentimentos, focalizando somente produção e lucros.

Os funcionários não tinham condições ambientais de trabalho, higiene, motivação, segurança, e qualidade de vida, somente a exploração de seus serviços de funcionários fadigados, para manter a luxúria da burguesia.

“A gestão de pessoas é um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” (Fischer, Fleury, 1998).

A moderna gestão de pessoas torna a pessoa, ser humano, como centro das atenções, podendo ser a peça-chave de uma organização, que para alcançar seus objetivos, realizar sua missão,

tornar-se uma empresa eficiente e eficaz treinem, capacitem , motivam seus colaboradores.

A empresa visa também a importância das necessidades pessoais de sua equipe (higiene, segurança e qualidade de vida) não objetivando somente lucros e sim colaboradores eficiente , motivados.

A formação de equipes, potencializando o trabalho em equipe, delegando cargos e suas responsabilidades para cada setor de trabalho, onde o encarregado pode conduzir melhor seu setor, trazendo melhores resultados.

A seleção de equipe, os cargos aplicados a cada indivíduo, as orientações, o incentivo de recompensas, as capacitações de desenvolvimento profissional e pessoal, o valor da pessoa ser humano, motivadas a objetivar um ambiente de trabalho recompensável, satisfatório, gerando lucros e formando um conjunto de essencial , para satisfazer empresa, clientes e a si próprio.\\

ETAPA 2

Passo 1

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com