TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações com clientes - ACS Valor justo

Seminário: Relações com clientes - ACS Valor justo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Valor Justo ou Fair Value

Danielle Cristine de Souza Gonçalves

Relacionamento ao Cliente - ACS

Valor Justo

O termo Valor Justo, ou Fair Value, foi criado para definir o valor de negociação de um ativo que esteja destinado ou disponível para venda, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, considerando o que está sendo aplicado no mercado no momento da negociação.

A definição da IFRS (International Financial Reporting Standards – “Normas Internacionais de Contabilidade”) para Valor Justo é: “o preço que seria recebido na venda de um ativo ou pago para transferir um passivo em uma transação ordinária entre participantes de mercado na data da mensuração”.

Por isso, a aplicação deste conceito está ligada à forma como o ativo é utilizado em cada caso, e qual o seu tempo de vida útil. É preciso também levar em consideração os cenários futuros, onde muitos defendem o argumento de que o termo “justo”, não é o mais adequado, pois é impossível prever com certeza o que poderá acontecer a longo prazo no mercado, o que leva as partes interessadas a realizarem revisões anuais dos valores aplicados.

As vantagens de se aplicar o valor justo seriam, entre outras, demonstrar informações mais interessantes para investidores, exibindo o preço pelo qual os ativos poderiam ser negociados, como também não haver a necessidade de utilizar fatores específicos de nenhuma entidade na hora de avaliar o “valor justo” do ativo, pois estariam avaliados tendo o mercado como parâmetro, existindo assim, uma condição de comparação entre diferentes entidades.

Por outro lado, a subjetividade nos critérios de mensuração, a complexidade dos cálculos e eventuais equívocos de mensuração, são pontos de grande discussão sobre o uso deste conceito.

Existem muitos debates sobre o assunto de como se obter o "Valor Justo". Porém, mesmo não existindo uma fórmula concreta para a sua aplicação, continua a ser uma prática muito utilizada no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com