TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Ético Politicas do Serviço Social

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

A: Após o regime ditatorial, muitas mudanças acontecerem no país, e as mudanças constitucionais mais significativas vieram da área da saúde.

Regulamentado em 1990 pela Lei Orgânica da Saúde (LOA), o Sistema Único de Saúde(SUS) foi um viés do Projeto de Reforma Sanitária de fazer vales e ter como base o estado democrático, sendo assim responsável pela saúde.

O Projeto Ético Político do serviço Social, faz uma pauta em relação a perspectiva de seguridade social, visando uma sociedade justa e igualitária, oferecendo o minimo aos que não podem pagar.

O Serviço Social deve andar em ação conjunta com os projetos que legitimam e defendem o avanço do Sistema Único de Saúde e

cabe aos profissionais do Serviço social, a fiscalização das políticas de saúde, visando o cumprimento dos direitos.

Conhecer os usuários os serviços de saúde, levando em consideração a vida e trabalho dos mesmos. Atuar com uma equipe multidisciplinar, estimulando e desenvolvendo projetos que garantam a participação popular, possibilitando o acesso a todo usuário que necessite de atendimento, promovendo atendimentos socioassistenciais e ações socioeducativas.

No trabalho do assistente social em UBS as visitas domiciliares são indispensáveis, se faz necessário conhecer os usuários e sua realidade. Conhecendo a realidade do usuário o Assistente Social pode analisar de uma perspectiva diferente dos médicos e enfermeiros, possibilitando ao usuário um encaminhamento completo para suas reais necessidades. Cabe ao profissional no trabalho em UBS reconhecer suas verdadeiras atribuições, sabendo das dificuldades dos usuários em relação ao antedimento, que vão da demora, ou não atendimento, falta de diagnóstico, medicamentos e subsidio para tratamentos. Frente a esses dificuldades o assistente social deve buscar soluções junto a equipe para melhor solução dos mesmos.

Saber trabalhar com a diversidade humana é de suma importância, o profissional deve cuidar para que os direitos não sejam violados.

É imprescindível para o Assistente Social junto com a equipe de saúde assegurar à saúde enquanto direito de todos, assim como previsto no Projeto Ético Político, aproximando o Projeto de Reforma Sanitária das políticas de saúde pública.

B: Mesmo sendo um profissional altamente qualificado para lidar com as questões sociais, o assistente social ainda é minoria nas Unidades básicas de saúde (UBS).

Embora seja de extrema importância, os assistentes sociais estão muitas vezes ausentes do Programa de Saúde da família (PSF), o que torna uma dificuldade para o completo atendimento dos usuários.

Um grande obstáculo na saúde é implementação do projeto de Reforma sanitária, que caminha junto com os projetos e atribuições dos assistentes sociais.

O trabalho dos assistente sociais em muito tem se distanciado do seu real objetivo, por falta de projetos, espaços e uma uma equipe multidisciplinar que trabalhe em conformidade de ideal do Sistema único de saúde (SUS).

A falta de infraestrutura também é uma dificuldade enfrentada pelo assistente social, para desenvolvimento de projetos com a comunidade e usuários é imprescindível ao profissional ter um espaço para palestras e orientação.

Pelo fato do número de assistentes sociais ser limitado nas UBS, existe por falta do usuários o real conhecimento das atribuições e importância dos assistentes sociais para o cumprimento das políticas públicas e garantia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com