TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Hormonais Ao Exercício

Artigo: Respostas Hormonais Ao Exercício. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Testosterona

Hormônio presente em quantidades dez vezes superiores em homens do que em mulheres, é conhecido como o hormônio masculino. Sua produção acontece, na maioria, nos testículos. Suas funções são a espermatogênese, o desenvolvimento de características sexuais secundárias, como a voz grave e os pêlos corporais. Seus efeitos são associados, em parte, com a retenção de proteínas pelos músculos e desenvolvimento da massa muscular, principalmente em atletas submetidos a treinamento de força. A testosterona é responsável ainda, pelo crescimento da próstata, pela libido e pelo desenvolvimento de glândulas cutâneas, responsáveis pela acne e pelo odor corporal (Guyton & Hall, 1997; McArdle, Katch & Katch, 1988; Wilmore & Costill, 1994).

Sabe-se que o exercício intenso, como o de velocistas, eleva os níveis de testosterona, como maneira de auxiliar o GH na síntese muscular. Em indivíduos destreinados, mesmo o exercício aeróbico moderado contribui para a sua elevação (pois a musculatura desses indivíduos muitas vezes não é adequada, e o exercício teria que acarretar hipertrofia mesmo em intensidades mais baixas). No entanto, há muita controvérsia a respeito do treinamento de resistência, como maratonistas. Sugere-se que o aumento seja pequeno ou inexistente, já que tais atletas necessitam muito menos de aumento de massa muscular, já que seu desempenho é limitado por outros fatores, na realidade. Assim como o GH, a testosterona exógena é amplamente utilizada como “doping” (esteróides anabolizantes), como forma de promover o desenvolvimento muscular e a diminuição da gordura tanto em mulheres quanto em homens atletas. Riscos relativos à sua utilização ilícita podem incluir danos e tumores no fígado, decorrentes de hepatite química, cardiomiopatia (músculo cardíaco doente) e drásticas alterações de personalidade (Berne & Levy, 1996; McArdle, Katch & Katch, 1988).

Estrogênios

Fazem parte do grupo dos estrogênios o estradiol, o estriol e a estrona e os prostagênios, progesterona e 17 hidroxiprogesterona, que são produzidos nos ovários e são considerados hormônio femininos. Eles são responsáveis pela regulação da menstruação e ajustes fisiológicos que ocorrem durante a gestação. Os estrogênios também estimulam a deposição de gordura corporal, como forma de preparar o corpo da mãe para a gravidez, e estimula o desenvolvimento de características sexuais femininas. Sua regulação é relacionada com o FSH e o LH e depende também da época da vida, assim como a testosterona. A secreção deles aumenta com o exercício, mas não se sabe a função desse aumento e também não existem ainda dados suficientes a respeito das intensidades desses aumentos (Berne & Levy, 1996; Fox & Matthews, 1983; McArdle, Katch & Katch, 1988; Shangold, 1984).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com