TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas à ergonomia

Exam: Respostas à ergonomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  Exam  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?

R: A ergonomia, de forma geral, visa à compensação das deficiências das pessoas, tendo como abordagens preventiva e ativa. A abordagem preventiva evita a ocorrência de situações patogênicas e, a abordagem ativa permite que cada um construa sua própria saúde, seu próprio envelhecimento dentro das melhores condições possíveis o primeiro objetivo da ergonomia está relacionado ao conforto e saúde, em que são realizadas pesquisas das condições que não apenas evitam a degradação da saúde, mas também, favoreçam prioritariamente a construção da saúde.

2- Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?

R: A experiência adquirida pelo profissional de segurança deve ser usada para identificar os diversos fatores que solucionam os problemas encontrados em cada ambiente onde são desenvolvidas as atividades da empresa, através do incentivo à reflexão por parte de engenheiros e operários. O objetivo da ação ergonômica é encontrar uma solução para um problema e somente no final da intervenção ter condições de saber qual é, efetivamente, o problema.

3- De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor?

R: Estas atividades de reflexão não podem ser exercidas unicamente após as ações: elas transformam a prática delas mesmas tornando fundamental a criação de ambientes de diálogos que rompam as barreiras de oposição entre o pessoal de nível gerencial e o pessoal de nível operacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com