TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Para Ap2 De Zoologia

Casos: Resumo Para Ap2 De Zoologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  1.778 Visualizações

Página 1 de 7

2: Quais as vantagens adaptativas de se possuir um celoma?

Um animal celomado pode adquirir dimensões muito maiores do que aqueles desprovidos de uma cavidade. Esta cavidade proporciona também um aumento e uma liberdade de movimentação para o tubo digestivo, além de poder funcionar como um sistema circulatório. Essas duas vantagens possibilitam um metabolismo muito eficiente, permitindo um aumento na capacidade de locomoção, já que o celoma pode também funcionar como ume esqueleto hidrostático, através do mecanismo de antagonismo muscular.

3: Quais as mudanças ocorridas no processo digestivo decorrente do surgimento digestivo completo com boca e ânus.

Primeiro passou a ter um fluxo unidirecional, fazendo com que alimentos em diversos estágios de digestão se encontrem em diferentes posições do tubo digestivo, além disso, tais tubos digestivos podem apresentar uma especialização regional com partes diferenciadas envolvidas cada uma em um processo, como em uma linha de montagem. Este processo de linha de montagem, em um tubo digestivo completo com boca e ânus, envolveu ainda o desenvolvimento de musculaturas associadas ao tubo digestivo para mover o alimento. Desta forma, a digestão se tornou mais eficiente e permitiu um aumento na capacidade metabólica destes animais, otimizando a obtenção de energia de forma rápida e eficiente.

4: Como é realizada a circulação dos líquidos corpóreos em animais muito pequenos e que não possuem um sistema vascular.

Estes animais têm células e tecidos muito próximos do meio externo e também animais onde a distância entre suas células entre o meio externo é pequena também não é encontrado. Por exemplo, em esponjas não são encontrados, assim a própria água penetra em seus complexos sistemas de canais, promovendo a circulação.

Questões da ap2 2012/1

1:Diversas Teorias acerca da origem do celoma e da metameria têm sido discutidas ao longo dos 200 anos. Evidências favoráveis a uma e a outra surgem com o desenvolvimento de novas técnicas de análise, a descoberta de novos fósseis ou mesmo em virtude do enriquecimento teórico sobre o assunto. Descreva uma dessas teorias, citando uma evidência a seu favor e uma contra.

Teoria Gonocélica ou do Pseudometamerismo, sugere que o celoma tenha se originado a partir de gônadas hipertrofiadas de acelomados. Baseia-se, principalmente, na ocorrência de platelmintos e nemertinos com gônadas seriadas e na estrutura dos anelídeos (celomados), cujos gametas se formam na parede do celoma.

Evidência a favor: Se o ancestral apresentasse gônadas seriadas, como as atuais planárias, as gônadas gigantes formariam um celoma do tipo metamérico. Portanto, o celoma e a metameria se originaram ao mesmo tempo, como ocorre na embriogenia dos protostomados metamerizados.

Evidência contra: Por esta teoria, o celoma e a metameria surgem juntos, o que não explica o fato de existirem celomados sem quaisquer indícios de segmentação corpórea.

2: Os peixes ósseos que apresentam uma vida nectônica tenderiam a afundar devido à grande densidade de seus ossos e músculos, entretanto, eles conseguem se manter em suspensão na massa d’água devido a um órgão denominado bexiga natatória. Descreva como funciona a bexiga natatória de um peixe que passe de 10 metros de profundidade para 20 metros.

O funcionamento da bexiga natatória é muito semelhante ao sistema utilizado em submarinos para submersão e emersão. Conforme aumenta a profundidade da água, aumenta também a pressão. Para cada dez metros de profundidade a pressão aumenta em uma atmosfera. Como o volume é diretamente proporcional à pressão, um peixe com uma bexiga de 200 ml de volume e que está à 10 metros de profundidade, terá sua bexiga contraída para 100 ml quando descer a 20 m de profundidade. Desta forma, ele terá que secretar mais gás para a bexiga a fim de manter a mesma flutuabilidade.

3: As traquéias foram umas das grandes novidades evolutivas na conquista do ambiente aéreo. Elas são invaginações da parede do corpo que se ramificam em tubos cada vez menores, os quais se estendem até os tecidos. Explique por que os artrópodes traqueados possuem seu sistema circulatório proporcionalmente reduzido do que aqueles que possuem brânquias ou pulmões foliáceos?

A anatomia das traquéias que funcionam diretamente levando oxigênio e retirando gases para o tecido, através dos espiráculos, não necessitando de um sistema circulatório que conduza estes gases para os tecidos.

4:Com o aumento do metabolismo animal, houve um aumento proporcional no fluxo de oxigênio para os tecidos. Ao longo da história evolutiva desses animais foram selecionados sistemas circulatórios mais eficientes. Descreva dois mecanismos que tenham tornado o sistema circulatório mais eficiente.

Através das cavidades corpóreas, quando devidamente movimentadas, elas podem rapidamente transportar substâncias por todo o corpo e através de sistemas vasculares fechados, onde o sangue nunca abandona os vasos e a troca de gases e outras moléculas se dá por difusão entre a parede de vasos minúsculos (capilares) e os tecidos. Os sistemas fechados requerem uma densa e complexa rede de capilares para atingir todos os tecidos, entretanto, sua circulação é mais rápida, ocorrendo em animais de maior metabolismo e maior atividade. E também através de cordões nervosos.

5: A aquisição dos ovos cleidóico representa um acontecimento chave na história da vida dos amniota, permitindo que esses animais não mais colocassem seus ovos na água. Uma vez que esse tipo de ovo apresenta uma membrana permeável aos gases mais impermeável á água, explique por que o embrião desses animais não morre intoxicado com seus excretas?

Esse tipo de ovo é impermeável aos líquidos, os embriões desenvolveram a capacidade de produção de ácido úrico em grandes quantidades e se mantiveram até sua fase adulta. O ácido úrico requer pouquíssima água na sua excreção, tendo ainda uma toxicidade muito baixa, e é o produto de excreção dos animais que possuem ovos cleidóicos, o ácido úrico acaba saindo junto com as fezes, é aquela porção mais esbranquiçada ou acinzentada. Por isso que eles não morrem intoxicados.

6: Alguns grupos animais ocuparam o meio aéreo, com maior ou menor eficiência. A passagem do meio aquático para o aéreo envolveu uma série de alterações morfofisiológica que permitiram essa passagem. Descreva três modificações, citando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com