TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Vida Maria

Por:   •  22/4/2019  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  1.717 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Vida Maria

"Vida Maria" é um curta-metragem que se passa no interior do sertão do nordeste brasileiro e nos mostra a história de Maria José, uma menina que aprende a "desenhar" o nome, mas é forçada pela mãe a abandonar os lápis e cadernos para trabalhar na roça. Quando cresce, Maria continua trabalhando na roça, onde conhece Antônio, com quem tem vários filhos e vive até sua velhice.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Em todo Brasil, vemos inúmeros casos parecidos com o de Maria José, onde crianças tem a infância ceifada para trabalhar e auxiliar na sobrevivência da família, deixando as possibilidades de mudança da própria realidade cada vez mais distante.

Em outra etapa, observamos o destino da então avó, sendo velada em um caixão dentro de casa. E apesar da sua presença física se extinguir pela morte, vemos os ensinamentos que se perduraram e atravessaram gerações. Na cena final, focada no caderno de caligrafia, mostra que além do nome de Maria José e de sua mãe, há escrito naquele caderno o nome de tantas outras meninas da família que viveram a vida sob aquela mesma perspectiva e envelheceram reproduzindo o mesmo discurso na vida de outras Marias, que também tiveram interrompido o lúdico em sua socialização.

O filme foi produzido pelo Governo do Estado do Ceará no ano de 2006. Foi produzido, escrito e dirigido pelo animador gráfico Márcio Ramos, e tem o objetivo de mostrar a importância da educação. Não há críticas às Marias ou a um suposto comodismo por parte delas, mas sim ao sistema excludente no qual elas estão inseridas, onde o acesso à informação e o direito a educação não podem ser garantidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (22.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com