TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Retaurante Smak

Trabalho Escolar: Retaurante Smak. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Venho por este apresentar os resultados de análise SWOT realizada no Restaurante Smak de propriedade da Sra. Irena Partala, residente no município Vale da Felicidade onde foram encontradas algumas falhas gerenciais rotineiras que podem levar a empresa a uma séria crise interna, que pode acarretar possivelmente no fechamento da mesma.

Apresento soluções que irão demandar de dinamismo e atenção do quadro de funcionários, pois implica em melhorias imediatas no atendimento, este, que é um detalhe vital para o ramo de alimentos, e terá como consequência direta, o retorno dos clientes ao restaurante, maximizando a comunicação interna dos funcionários.

Tais ferramentas ajudarão também no aumento da visibilidade da empresa tanto pelos moradores do Vale da Felicidade, quanto por turistas, uma vez que, o município tem como fonte de renda a agricultura familiar e o turismo.

Na agricultura familiar, mostram-se oportunas as parcerias que podem ser realizadas com produtores, levando a melhoria de qualidade de matéria prima e o provável retorno dos moradores ao restaurante.

No turismo, aproveitando dos passeios de Maria Fumaça, fonte que pode trazer grandes oportunidades de negócios, pois, ao fidelizar tais clientes temporários (turistas que vem para conhecer a cultura da região), gera-se notoriedade fama fora dos limites da cidade, o que melhora o fluxo de visitantes na região e automaticamente de clientes para a empresa.

1. ANALISE SWOT DO RESTAURANTE SMAK

FORÇAS FRAQUEZAS

(Ambiente Interno) (Ambiente Interno)

Tradicional na Cidade Irene Partala (Mau Gerenciamento)

Bem Localizado Lourival (Garçom)

Restaurante Temático Polonês

Arquitetura Diferenciada Ademir (Cozinheiro)

Atendimento Familiar Cardápio Escrito a mão em Polonês

Variedade de Alimentos

Valorização local

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

(Ambiente Externo) (Ambiente Externo)

Localização Aumento Significante dos Concorrentes

Cidade Turística / Turistas Atraso no Pagamento de Fornecedores

Passeios na Cidade Valorização da cultura local

Maria Fumaça Não utilização de paradas da Maria fumaça

Habitantes Locais Perca de clientes

2. DIAGNOSTICO DO RESTAURANTE SMAK

DIAGNÓSTICO RESTAURANTE SMAK

Problemas identificados Propostas de solução

Atendimento aos clientes:

Sra. Irena: Treinar e capacitar Lorival (garçom), para que possa desempenhar suas funções com maior elegância e conhecimento dos pratos e bebidas.

Como proprietária do estabelecimento deveria auxiliar no atendimento aos clientes não na captação de pedidos, e sim estando atenta a todas as expectativas, oferecendo uma experiência única de atendimento tanto a turistas quanto aos moradores.

Variedade de alimentos

Cardápio Atualizar e não limitar o cozinheiro Ademir, buscando dessa forma opções diferenciadas dos pratos típicos poloneses sem que se perca a originalidade do restaurante.

Tradução para língua portuguesa do cardápio, e colocação de imagem dos pratos facilitando o entendimento e escolha dos clientes.Gerenciamento de pessoas

Contratação de funcionários temporários

Gerenciamento financeiro

Contratar profissional capacitado em gerenciamento e organização interna.

Contratar auxiliar de limpeza para zelar do ambiente nos dias de maior movimento.

Maximizar fluxo de caixa

Atendimento a fornecedores Aumentar a parcerias com produtores locais, realizando pagamentos quinzenalmente seus produtos, e indicando os produtores aos fregueses que estiverem interessados em comprar os produtos colhidos na cidade. Outra forma, incentivando o agro - turismo, seguindo a ideia de sucesso obtida nos vinhedos da Serra Gaúcha.

Não utilização dos passeios como forma de atrair clientes. Utilizar os passeios de Maria Fumaça e as paradas nos vales e cachoeiras, de forma atrativa aos visitantes, oferecendo descontos e sobremesas grátis (sendo a sobremesa um doce já específico e de produção terceirizada), no retorno de cada visitante.

Datas e festividades polonesas Realização de festas tradicionais polonesas valorizando a cultura local.

3. NOVA PROPOSTA PARA O RESTAURANTE SMAK

No Restaurante Smak apresento uma proposta inovadora onde serão maximizadas as oportunidades locais e teremos optimizados os serviços oferecidos no estabelecimento atualmente.

Durante estudo realizado na área interna do Restaurante Smak, percebemos que o atendimento oferecido pelo Sr. Lorival necessita de atualizações, pois, apresenta-se como apenas um atendente (uma vez que foi contratado por ser amigo da família), e não um profissional da área, a formação profissional de garçom, e uma maior interação (atendimento/produção), com o Sr. Ademir mostram-se oportunas, para que o serviço final seja oferecido com riqueza de detalhes no momento de explanar aos clientes as informações sobre os pratos servidos no local.

Juntamente com a formação profissional de garçom do Sr. Ademir, um aprofundamento em bebidas seria de grande valia, pois ao visitar a concorrência local, não percebesse um profissional capacitado na área (Sommelier, curso oferecido pela ABS – Associação Brasileira de Sommeliers, curso pago sendo frequencial uma vez por semana), este, atrairia a atenção dos clientes mais exigentes e cultos, que de maneira geral, se poriam a disposição de investir de maneira mais tranquila na harmonização de alimentos e bebidas.

No que diz respeito aos ainda nos alimentos, a tradução do Cardápio para o idioma (local de maneira que não se perca a tradição, ou seja, cardápio bilíngue, polonês /

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com