TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial e francesa e suas modificações sociais

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

A sociologia não surgiu do nada, e, muito menos, por acaso. Ela é fruto de transformações profundas, ocorridas na Europa, que demonstraram a necessidade de se perceber a sociedade como algo que pudesse ser investigado e compreendido cientificamente. A sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças e explicá-las. A Sociologia tenha sido criado por Augusto Comte (em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem inclusive a história, a psicologia e a economia. A sociologia e resultado de uma tentativa de compreensões de situações sociais radicalmente nova criada pela sociedade capitalista essa ciência visa constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista em suas diferentes fases.

Revolução Industrial e francesa e suas modificações sociais

Aumentos das cidades no período de oitenta anos, ou, seja, de 1780 a 1860, a Revolução Industrial ganha força na Inglaterra, culminando uma urbanização crescente, desencadeada pela migração maciça do campo para a cidade, o que ocasionou na criação de enormes cidades, como Manchester que teve um grande aumento populacional de setenta para trezentos mil habitantes no prazo curto de cinquenta anos. Com o aumento das grandes cidades também traz outro problema a poluição onde as indústrias utilizavam carvão mineral, ou seja, e um combustível altamente poluente ao meio ambiente.

Trabalho infantil e feminino mulheres e crianças em jornadas de trabalho de pelo menos doze horas, sem férias e feriados, ou seja, eram praticamente escravizados pelas industrias em alguns setores das industrias inglesa mais da metade dos trabalhadores eram constituída por mulheres e crianças que ganhavam salários inferiores aos dos homens. As crianças tinham uma função especificas nas indústrias que era limpa as maquinas porque eles eram pequenos e podiam entrar onde um adulto não conseguia e assim revolução industrial deve um papel digamos que cruel com as crianças que sofreram muito nesse período. Nessa época não era comum ver mulheres trabalhando ocasionando o que chamamos modificações sociais, ou seja, uma mudança também causada pela revolução industrial.

Surgimento de novas classes sociais a Revolução industrial ela possibilitou trouce pra Europa o surgimento de uma classe que era proletariado era uma classe que trabalhava em troca de algo o salário ou seja mais o salário não era em dinheiro como estamos acostumados nos dias de hoje o salário deles poderia ser pago de outras formas como o pagamento em terras, mercadorias e outras coisa do interesse da pessoa. A revolução industrial criou uma massa de trabalhadores que vendem suas forças de trabalho que vendem aquilo que eles sabem fazer em troca de dinheiro em troca de poder financeiro para o sustendo de suas famílias.

Fortalecimento da burguesia capitalista costuma entender-se por burguesia uma camada social da Era Moderna, que abrangia tanto banqueiros e ricos comerciantes quanto pequenos comerciantes. Como parte do terceiro estado, a burguesia não tinha acesso o poder político monopolizado pelo clero e pela nobreza. Após a Revolução francesa e a Revolução Industrial no século XVIII, contudo, sua influência econômica cresceria enormemente, e atualmente se compreende o termo burguesia como a classe social que detém os meios de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com