TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas trabalhistas

Tese: Rotinas trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

Rotinas trabalhistas

Cada organização tem sua cultura tem o seu carácter depende do nicho que a empresa demarca como ramo de trabalho, o que não muda e não deferem são as leis governamentais como lei trabalhista, tributos, taxas juros entre outros.

As leis deixam bem claras a formas e direitos a serem cumpridos dando exemplo como desde o processo de seleção de um funcionário até seu desligamento, não comprometendo as instituições e empresas e economicamente, mas também não deixando em segundo plano as leis e rotinas trabalhistas a serem cumpridas dentro das normas.

O processo de admissão, á princípio seria toda á documentação exigidas pela norma da CLT, como carteira de trabalho, registro, contrato por escrito, previdência social, FGTS, PIS, CAGED, IRRF, 13º salário, salário família, proventos, rescisão, justa causa, advertência, suspensão, abandono de emprego, atestado médico, disciplina, férias, multa rescisória, horas extras, tem que estar normalizado para não dar motivos a cobranças e multas e para não trazer problemas futuros, isso é via de regra e não há exceções de empresa.

TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

É claro que todo trabalho tem seus pós e contras não existe trabalho ao mar de rosas, o dia-a-dia no ambiente empresarial e muito cogitado e dependendo até estressante, ás tensões são muitas, mas temos que saber controlar e elimina-lo, os fatores mais influentes de estresse no trabalho são fator1- sobrecarga de trabalho isso é um vírus disseminados dentro das empresas, a tal cultura do quebra galho o faz tudo para cortar gastos, leva as pessoas cada vez mais ao nível de estresse atóxico.

Fator 2 – A falta de comunicação, o chamado feedback o dialogo entre os colaboradores tem sido uma obrigação, e quando encontra um erro a pessoa é punida, servindo até mesmo de perseguição e assédio moral, e tendo que passar até mesmo por avaliação de desempenho.

Fator 3 – Estresse interpessoal, começando com brincadeiras de mau gosto dentro do trabalho por colaboradores piadinhas isso já se torna desmotivam-te, de um mal entendido que muita das vezes é da cabeça da gente mesmo, isso são fatores reagentes que faz com que o funcionário se torne oprimido totalmente desmotivado e não rende em nada que faz. Temos que ter essa decisão individual saber dizer não, pedir ajuda ser organizados atitudes positivas para aliviar essas tensões que muitas das vezes foi desnecessário, para preservar inclusive a saúde física, estabelecer limites.

ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL

Tomando por base no município em que resido, foi feito um levantamento na de pesquisa em relação ao desemprego nos últimos seis meses a taxa está em torno de 5,61% em comparação as outras cidades vizinhas a porcentagem não esta tão alta, o setor que demite está no comércio por falta de mão de obra qualificada, sindicato e suas organizações também alega a falta de interesse de investimento na carreira, saber fazer uma só função não saber trabalhar em equipe, boas teorias e não boas práticas, muitas delas poderia ter sido evitada se o coordenador ou gerente de serviços acompanhasse o colaborador nos primeiros períodos para melhor enquadrar na cultura da empresa, antes de tudo o melhor seria um processo de seleção para evitar transtorno tanto pro funcionário quanto para o empregador.

Processo contábil

Para iniciar uma empresa é preciso observar alguns pontos importantes:

Fazer um levantamento de todos os fatores que influenciam na atuação da sua empresa, colocar em um papel tudo o que será necessário para a operação – local, instalações, maquinário, número de funcionários, material que será trabalhado, etc. A partir dos dados levantados, fazer um estudo da legislação da cidade em que a empresa irá operar, em seguida, leve em conta o tipo de operação e os materiais utilizados, pois algumas atividades necessitam de autorização de funcionamento por parte de um órgão ambiental competente.

Depois de todas essas definições é hora de juntar os documentos, (RG, CPF, Certidões, Atestados) com cópias autenticadas. Precisa-se ir a um cartório e abrir firma. O primeiro passo do registro legal deve ser dado na junta comercial do estado, a partir desse registro, a sua empresa existe oficialmente – o que

não significa que ela pode começar a operar. Para fazer o registro na junta comercial, é preciso apresentar os seguintes documentos:

* Contrato Social em 4 vias

Ambiente Empresarial

Nas organizações atuais é cada vez mais essencial a existência de

funcionários e gerentes que possuam uma percepção global e uma

sensibilidade cultural apurada. Como explicam Schermerhon Jr. Et al.(1999,

p.40) “a capacidade de respeitar diferenças e diversidade de valores é uma

importante chave para o sucesso na gestão do comportamento organizacional

em diferentes culturas”. Para estes autores, o primeiro passa para o

desenvolvimento desta sensibilidade cultural é o conhecimento de sua própria

cultura.

Como a diversidade é percebida é uma questão ampla e a expressão

diversidade no ambiente de trabalho pode se referir a quaisquer características

que tornam as pessoas diferentes umas das outras. Quando as empresas

lidam com a questão da diversidade apenas sob a perspectiva de evitar a

discriminação, elas buscam agir através da justiça e do comprimento de leis.

Trata-se assim da reestruturação da composição da composição da força de

trabalho. O objetivo dentro dessa logica é que todos possam ser tratados com

igualdade e respeito.

CONCLUSÃO

O setor empresarial é área mais notória nos últimos anos, para que se tenha sucesso temos que estar sempre buscando para as empresas desde processos financeiros, econômicos até no serviço ecossistêmicos, pois

estamos na era da sustentabilidade e devemos acatar isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com