TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL AS MULHERES EM IDADE PRODUTIVA USUÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Trabalho de Intervenção apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de notas para disciplina Projeto de intervenção para Estágio Curricular Obrigatório II.

Orientadora: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

[pic 12][pic 13]


SUMÁRIO[pic 14]

1 APRESENTAÇÃO ................................................................................................. 06

2 JUSTIFICATIVA .................................................................................................... 06

3 OBJETIVOS .......................................................................................................... 07

  1.  OBJETIVO GERAL............................................................................................. 07

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .............................................................................. 08

4 PÚBLICO ALVO ................................................................................................... 08

5 METAS ................................................................................................................. 08

6 METODOLOGIA ................................................................................................... 08

7 RECUSOS HUMANOS.......................................................................................... 09

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS ............................................... 10

9 AVALIAÇÃO ......................................................................................................... 11

10 CONOGRAMA .................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 12


1 APRESENTAÇÃO

O Programa Bolsa Família (PBF) surgiu para auxiliar na erradicação da pobreza do país visando proporcionar maior condição de vida à população carente, que possui pouco ou nenhum acesso a bens de primeira necessidade básica (PACHECO, 2005). A atuação desse programa é uma contribuição que visa mitigar as dificuldades de seus beneficiários, mas, ainda não é efetivamente o meio de eliminar o problema, visando melhorar o destino dos recursos que são ofertados a esse público, esse projeto tem como objetivo promover um treinamento as mulheres em idade produtiva usuárias do bolsa família no município de Cruz das Almas.

A intervenção deste projeto será desenvolvida no prédio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, da cidade de Cruz das Almas-BA, situada no Recôncavo Sul Baiano a 145 Km da capital do estado, a cidade de Salvador. De acordo o Instituto de Geografia e Estatística (2010) foi criada em 29/07/1897, está implantada no planalto pré-litorâneo, abrangendo uma superfície de 173,9 km². E possui uma população com cerca de 57.031mil habitantes.

O estágio nessa instituição junto ao curso de Serviço Social possibilitou um olhar especial para situações de vunerabilidade do público feminino deste município, em sua maioria mães, desempregadas, que foram cadastradas no Bolsa Família visando atender essas famílias que se encontram na pobreza ou extrema pobreza, buscando proporcionar um melhor amparo socioeconômico para elas.  

Como proposta de intervenção é sugerido oportunizar as mulheres usuárias do Bolsa Família no município, palestras e cursos que desenvolva o empreendedorismo e talentos dessas mulheres, trata-se de uma alternativa para mitigar a vulnerabilidade econômica que essas se encontram, sendo ainda necessário definições de novas políticas públicas municipais para melhor atende esse público.

2 JUSTIFICATIVA

Os indicadores sociais são de suma importância para o processo de gestão pública, é essencial sua utilização já que se trata de uma ferramenta operacional para o controle da realidade social com objetivo de estabelecer e reformular as ações públicas contribuindo para o planejamento, execução e estimativa dos programas, projetos e dos serviços sociais (JANNUZZI, 2004). 

Dados do IDH do município de Cruz das Almas, de 2010, foram: IDH Municipal em 0,669 (médio); IDH Municipal de longevidade 0,796 (alto); IDH Municipal de Renda 0,659 (médio); IDH Municipal de Educação 0,650 (médio). Estima-se que a população do município em 2014 alcance o número de 63.761. No ano de 2010 a população foi de 58.606; com área da unidade territorial (km²)145,74 e Densidade demográfica (hab/km²): 402,12 (IBGE, 2014).  Assim, os IDH do município em comparação do País, o desenvolvimento municipal é considerado mediano, exceto para o índice de longevidade, que é alto. Esses valores advertem uma necessidade de planejamento e inovações das diretrizes.

Em especial ao público feminino (idade de 14-44 anos), que de acordo Lima (2013) compreende 45,52% das famílias cadastradas no CAD único, publicadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e combate à fome, sobre o Bolsa Família em Cruz das Almas, no ano 2012.

Nesse contexto é de suma relevância de garantir o ingresso das mulheres aos serviços sociais que promovam seu desenvolvimento. É um desafio aos órgãos competentes que executam a política de atendimento, apresentar meios alternativos e democráticos de ação reforçando vínculos institucionais das mulheres e além de trabalhar o empreendorismo desta. São necessários a elaboração de projetos e politicas pública voltada ao seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com