TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CONDICIONALIDADES

Por:   •  15/5/2015  •  Monografia  •  17.382 Palavras (70 Páginas)  •  2.415 Visualizações

Página 1 de 70

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

SIMONE MARIA LIMA CARREIRA

TÍTULO DO TRABALHO

[pic 4]

Juiz de Fora

2014

SIMONE MARIA LIMA CARREIRA

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CONDICIONALIDADES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Serviço Social

Orientador: Prof. Rodrigo Eduardo Zambon

Juiz de Fora

2014

AGRADECIMENTOS

[pic 5]

Em primeiro lugar agradeço a Deus por derramar sobre mim toda suas bênçãos, iluminando o meu caminho, pela chance de poder concluir mais uma etapa da minha vida; pois estar sob a benção de Deus não é estar livre de lutas e dificuldades, mas é ter a certeza que alguém luta por ti.

À minha família, ao meu esposo Vicente, que sempre esteve ao meu lado, me dando força para não desistir.

À minha princesa Emilly, meu bebê, por está chegando no melhor momento da minha vida.

À minha querida mãe Olímpia Regina, por ter me dado os primeiros ensinamentos.

Aos meus amigos de classe, aos tutores e a Universidade Unopar, muito obrigada.

Enfim, minha muito obrigada a todos que acreditaram em mim e que colaboraram direta ou indiretamente para que hoje eu chegasse até aqui.

SILVA, Ana das Dores Oliveira. A Atuação do Assistente Social no Programa Bolsa Família e Condicionalidades. 2014. 56 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Juiz de Fora, 2014.

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o profissional de serviço social atua frente ao programa bolsa família e entender as condicionalidades exigidas para fazer parte deste programa, num primeiro momento fazer também uma contextualização sobre o histórico da questão social, entender o que é o programa bolsa família e suas condicionalidades e verificar o agir do profissional frente a esta questão; no intuito de minimizar as desigualdades sociais em  prol da conquista da autonomia, da emancipação dos indivíduos, da equidade, da integralidade, na luta pela efetivação dos seus direitos em quanto cidadão. Para a realização do trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica, a qual nos possibilitou abordar os dilemas postos à categoria e as possibilidades de fortalecimento do trabalho profissional compatível com a “matéria-prima” da intervenção. Por fim, temos a tarefa de pensar estratégias coletivas que valorizem o trabalho e a continuidade deste programa de modo a consolidar e ampliar para que mais pessoas saiam da linha de pobreza e tenha mais oportunidades em quanto cidadãos de direitos..

PALAVRAS-CHAVES: Programa bolsa Família, Questão Social, Condicionalidades e Assistência Social.

SILVA, Ana Oliveira of Sorrows. The Role of the Social Worker in the Bolsa Família Program and Conditionalities . 2014. 56 pages. Work Course Conclusion Social Service - Center of Business and Social Sciences Applied , University of Northern Paraná , Juiz de Fora, 2014 .

ABSTRACT

This study aims to understand how the professional social service acts against the family allowance program and understand the conditionalities required to be part of this program , initially also do a background on the history of the social question , understand what the program family allowance and its conditionalities and check the act of professional address this issue ; in order to minimize social inequalities for the sake of achievement of autonomy, empowerment of individuals, fairness, integrity , in the struggle for realization of their rights as citizens. To carry out the work was performed literature search , which enabled us to address the dilemmas posed to the category and the strengthening of possibilities of professional work compatible with the " raw material" of the intervention. Finally , we have the task of thinking collective strategies that value the work and the continuation of this program in order to consolidate and expand so that more people to escape poverty line and have more opportunities as citizens rights .

KEYWORDS: Program scholarship Family, Social Issues, Conditionalities and Welfare .


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................9

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................10

2.1 QUESTÃO SOCIAL.................................................................................10

2.2 PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA...............................................................23

2. 3 CONDICIONALIDADES..........................................................................41

2.4 O ASSISTENTE SOCIAL E O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA............. 53

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................54

4 REFERENCIAS............................................................................................55

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como o tema a atuação do assistente social no programa bolsa família e condicionalidades, o TCC é fruto da observação participante na minha experiência de estágio curricular obrigatório.

O trabalho apresentado tem como objetivo geral compreender o agir do profissional de serviço social frente ao programa bolsa família e as condicionalidades exigidas para fazer parte deste programa, e de modo a alcançar o objetivo geral pretendido, foram delineados os seguintes objetivos específicos para a pesquisa: entender o histórico da questão social, conhecer o que é o programa bolsa família, analisar as condicionalidades exigidas para se fazer parte deste programa e bolsa família e verificar como o Profissional do serviço social atua frente ao programa bolsa família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118.7 Kb)   pdf (449 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 69 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com